Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

"É PRÓPRIO DO AMOR ABAIXAR-SE" Texto de Santa Teresinha



"É próprio do amor abaixar-se...

Se todas as almas se parecessem às dos santos doutores que iluminaram a Igreja com a luz de sua doutrina, parece que Deus não teria que se abaixar bastante para vir a seus corações. 

Mas criou a criança, que nada sabe e só balbucia fracos gemidos, 

criou o pobre selvagem, que só tem a lei natural para guiá-lo.

E também a seus corações ele se abaixa! São suas flores campestres, cuja simplicidade o encanta... 

Assim se abaixando, Deus mostra sua grandeza infinita. 

Assim como o sol ilumina os cedros mais altos

Também ilumina e aquece cada florzinha, como se somente ela existisse sobre a terra, 

da mesma forma Deus cuida pessoalmente de cada alma, como se não existisse outra além dela. 

E assim como na natureza todas as estações estão de tal modo organizadas que no momento certo se abre até a mais humilde margarida, 

da mesma forma tudo concorre para o bem de cada alma que o Bom Deus ama."




(Santa Teresinha do Menino Jesus. História de uma Alma, Manuscrito A)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A REVELAÇÃO DE DEUS COMO AMOR



Deus revelou-Se no Antigo Testamento como o Ser por excelência: “Eu sou Aquele que sou” (Ex 3,14); e no Novo Testamento revelou a natureza profunda e intrínseca do Seu ser: “Deus é amor” (1Jo 4,16).

 

Deus é amor na sua vida íntima e, porque é amor, é também Trindade, Comunhão de Amor: é Pai, porque gera o Filho e Lhe confere toda a Sua natureza e vida divina; é Filho porque se dá totalmente ao Pai; é Espírito Santo, porque procede do amor e do dom recíproco entre o Pai e o Filho. Deus é também amor fora de Si, nas Suas obras: é amor na criação de todos os seres que livremente chama à vida, e, sobretudo, na criação do homem que fez à Sua imagem e semelhança (Gn 1,26). 


 

Mas Deus manifesta mais o Seu amor, quando eleva o homem do seu estado de simples criatura ao estado de Seu filho: “Vede com que amor nos amou o Pai, ao querer que fossemos chamados filhos de Deus. E, de fato, somo-lo” (1Jo 3,1). Não se trata, pois, de um título honorífico ou simbólico, de “uma maneira de falar”, mas de uma realidade sublime, de uma nova “maneira de ser”, por meio da qual o homem é profundamente transformado e feito participante da natureza e da vida de Deus, isto é, do ser de Deus que é amor. 

 

O homem entra assim, a fazer parte da família de Deus: é amado por Deus, seu Pai, e é, por sua vez, capaz de amá-Lo como filho, porque Deus infundiu nele o Seu amor. “Vós não recebestes um espírito de escravidão – exclama S. Paulo - recebestes, pelo contrário, um espírito de adoção, pelo qual chamamos: Abba, Pai.O próprio Espírito atesta em união com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rom 8, 15-16). 

 

“Deus é amor” (1 Jo 4, 8. 16). Deus é Comunhão. É Comunidade perfeita. Deus vive em si mesmo um mistério de comunhão pessoal de amor.

 
Ao criar o ser humano à sua imagem e semelhança, Deus inscreveu no homem e na mulher a vocação e, ao mesmo tempo, a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão. Somos criados para amar e viver em comunhão. O amor é, portanto, a fundamental e originária vocação do ser humano. Quem não vive em comunhão com outras pessoas acaba sozinho. 


O fechar-se em si mesmo é o que há de mais contrário ao bem do ser humano, porque não leva à sua realização pessoal nem à maturidade. A pessoa humana torna-se mais humana e cristã, na medida em que se abre aos outros, encontra neles a sua felicidade, ultrapassa o egoísmo.

Portanto, o homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompreensível, e a sua vida é destituída de sentido se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se não experimenta e se não o torna algo seu próprio, se nele não participa vivamente.

 
Chamados à existência por amor, somos chamados ao mesmo tempo ao amor. Todos nós precisamos e dependemos uns dos outros. Quem de nós não sente necessidade de ser acolhido, ajudado, perdoado, estimado, amado? Quem não precisa de um ponto de referência seguro, de incentivo, de alguém a quem recorrer em situações difíceis?

 

O ser humano que quiser compreender-se a si mesmo deve, com sua inquietude, incertezas e fraquezas, em primeiro lugar, aproximar-se de Cristo, pois Ele revela em Si a plenitude de Deus e também a plenitude do homem.
Deus sabia o que ele estava fazendo desde o início ao nos criar. Ele decidiu desde o princípio modelar as vidas daqueles que O amavam com as mesmas linhas da vida de Seu Filho. Nós vemos Nele a forma original planejada para nossas vidas. Rm 8,29.

“Pelo Amor, Deus revelou a forma – infalível, perfeita e definitiva – como quer ser conhecido” (Paulo VI, Eclesiam suam), 


O AMOR DE DEUS ENCARNADO NA CARIDADE FRATERNA


“Deus é Amor e quem permanece no Amor, permanece em Deus e Deus nele” (1Jo 4,16). Ora Deus difundiu a Seu Amor nos nossos corações, por meio do Espírito Santo que nos foi dado. Sendo assim, o primeiro e mais necessário dom é a caridade com que amamos Deus sobre todas as coisas e ao próximo por amor d’Ele.

A virtude da caridade é a participação criada no amor infinito, por meio do qual Deus Se ama a Si mesmo, ou seja, participação do amor com que o Pai ama o Filho, e o Filho ama o Pai e ambos Se amam no Espírito Santo. Pela caridade, o cristão é chamado a “permanecer em Deus” (1Jo 4,16) e a entrar no círculo do amor eterno que une entre Si as três Pessoas da Santíssima Trindade. 


 
Se a Fé, ao tornar o homem participante do conhecimento que Deus tem de Si próprio, o introduz na intimidade da vida divina, a esperança garante-lhe que partilhará um dia da felicidade eterna. 

Mas, a caridade vai mais longe, porque o enxerta já nesta vida, no inefável movimento de amor que é a vida da Santíssima Trindade. Por meio da caridade, o cristão mora em Deus, a ponto de ficar associado ao amor do Pai para com o Filho e do Filho para com o Pai, amando o Pai e o Filho no Espírito Santo.

 

E, como o amor divino não fica encerrado no seio da Trindade, mas derrama-se d’Ela sobre todos os homens, também a caridade imprime um impulso semelhante ao cristão, abrindo o seu coração ao amor de todos os irmãos. Somente por meio da caridade, que o faz participante do amor de Deus, é que o cristão se torna capaz de “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo por amor de Deus”.

A caridade só é completa quando sobe a Deus, abrangendo por Ele e n’Ele todas as criaturas. Em Deus o amor é um só: na Sua vida íntima e nas suas relações com os homens, no cristão a caridade é única e indivisível: no seu relacionamento para com Deus e no seu impulso para com os irmãos. “D’Ele temos este Mandamento: Quem ama a Deus, ama também o seu irmão” (1Jo 4,21)

 

“Deus é amor” (1Jo 4,16), amor eterno, infinito e substancial. Como tudo o que há em Deus é belo, bom, perfeito e santo, assim tudo o que há em Deus é amor: a Sua formosura, a Sua santidade, a Sua sabedoria, a Sua verdade, a Sua onipotência e até a Sua justiça são amor. O amor em Deus é um ato externo da Sua vontade, ato perfeitíssimo e santo, porque está sempre dirigido ao bem supremo; este é o amor com que Deus se ama a Si mesmo, porque Ele é o único Bem, sumo e eterno, ao qual nenhum outro bem pode ser preferido.

O amor santo e infinito que Deus se tem a si mesmo, nada tem a ver com o egoísmo do homem, pelo qual se ama com afeto desordenado, a ponto de se preferir a Deus. O homem é egoísta porque tende a amar-se a si mesmo, excluindo qualquer outro afeto; Deus, porém, está de tal maneira isento de toda a sombra de egoísmo que, embora amando-Se infinitamente e estando totalmente enamorado da Sua bondade infinita, quer difundir também o Seu amor e a Sua bondade.

 

É assim que Deus ama as criaturas; o Seu amor está na raiz de cada uma delas porque, ao amá-las, chama-as à existência e cria nelas o bem. “O amor de Deus – diz S.Tomás – infunde e cria a bondade nas coisas” (S.T.1,20,2). Deus ama com um amor totalmente gratuito, livre e sumamente puro, com um amor que é simultaneamente, benevolência, porque quer o bem da criatura e beneficência, porque opera esse bem.

Deus ao amar o homem, dá-lhe vida, infunde-lhe a graça, convida-o à santidade, atrai-o a Si e torna-o participante da Sua felicidade eterna. Tudo o que somos e temos é Dom do Seu amor imenso. O homem, afirma o Concílio Vaticano II “se existe, é só porque, criado por Deus por amor, é por Ele por amor constantemente conservado; nem pode viver plenamente segundo a verdade, se não reconhecer livremente esse amor e se entregar ao seu Criador” (Gaudium et Spes, 19).

“Amo-te com amor eterno; e por isso te outorguei os Meus favores” (Jer 31,3). O homem ainda não existia e já Deus, que o via, o amava e o queria. O Seu amor adiantou-se a Ele desde a eternidade. Nenhuma criatura poderia existir se Deus não a tivesse precedido com o Seu amor. “Vós amais tudo o que existe e não aborreceis nada do que fizestes, porque se odiásseis alguma coisa, não a teríeis criado. Como poderia subsistir uma coisa, se Vós não o quisésseis, ou, como se conservaria sem ordem Vossa?” (Sab 11,24-25).


 A história do homem é a história do amor de Deus para com ele. História que, uma vez iniciada, não mais termina, porque o amor de Deus não tem fim, somente o pecado, por ser rejeição do amor de Deus, tem a triste possibilidade de a interromper.

Mas, em si mesmo, Deus ama com um amor infinito, eterno, imutável e fidelíssimo. Ele próprio o quis declarar com as mais ternas expressões: “Acaso pode uma mulher esquecer-se do menino que amamenta, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, Eu nunca te esqueceria” (Is 49,15).

Deus ama o homem quando o consola, mas ama-o também quando o prova com a dor: as Suas graças e consolações são amor, mas não são menos os Seus castigos e provações, “porque o Senhor castiga aquele a quem ama e aflige o filho a quem muito estima” (Prov 3,12). 

 
Em qualquer circunstância, por mais triste e dolorosa que seja, o homem está constantemente cercado pelo amor divino, que é sempre desejo do bem e, por isso, quer infalivelmente o seu bem, mesmo quando o conduz pelo áspero e duro caminho do sofrimento. (...) Assim são estes os Seus dons neste mundo. Dá conforme o amor que nos tem: aos que mais ama, dá mais destes dons, àqueles que menos ama, dá menos “(Caminho de perfeição, 32,7). O verdadeiro cristão, mesmo que a dor o desfaça, não vacila na Fé, mas repete:” Nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos tem “(1 Jo 4,16)”.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

VIVER O HOJE

Hoje vou apagar do meu calendário dois dias:

Ontem e Amanhã!

Ontem foi para aprender!

Amanhã será uma conseqüência do que posso fazer hoje. 

Hoje enfrentarei a vida com a convicção de que este dia
nunca mais retornará. 

 

Hoje é a última oportunidade que tenho de viver intensamente.
Já que ninguém me assegura que amanhã verei o amanhecer.

Hoje terei coragem para não deixar passar as oportunidades que se apresentam,
que são as minhas chances de triunfar! 

 
Hoje aplicarei a minha riqueza mais apreciada: O meu tempo!
Meu trabalho mais transcendente: A minha vida!
Passarei cada minuto apaixonadamente para transformar este dia num único
e no melhor dia da minha vida!

Hoje vencerei cada obstáculo que surgir no meu caminho
acreditando que vencerei! 

 
Hoje resistirei ao pessimismo e conquistarei o mundo com um sorriso
com uma atitude positiva esperando sempre o melhor!

 
Hoje farei de cada humilde tarefa uma sublime expressão!

Hoje terei meus pés sobre a terra compreendendo a realidade!
E as estrelas cintilarão para inaugurar o meu futuro.

Hoje usarei o tempo para ser feliz! 


Hoje rezarei como se fosse a primeira vez e a última de abrir a Deus meu coração e experimentar seu infinito Amor por mim

 

Deixarei as minhas pegadas e a minha presença
nos corações queridos daqueles que o Senhor me deu como tesouros chamados amigos!

Venha viver comigo uma nova estação onde sonharemos
que tudo o que nos propomos pode ser possível simplesmente porque só temos o hoje! 

 

E ousaremos brindar a próxima manhã
com a certeza de um dia virá o HOJE SEM FIM, o Céu...

Hoje vou escutar Deus me dizer: "Viva bem cada dia, aproveita o ontem como experiência, e deixa que o amanhã chegue a seu tempo. Não sofra por antecedência!Usufrua o hoje, pois esse "presente" é todo seu."



O meu passado, Senhor, ? À Tua misericórdia. O meu Presente, ao Teu amor. O meu futuro, ? À Tua Providência. (Padre Pio)


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

POR QUE ESTÁ ABATIDA, Ó MINH'ALMA? Meditação do salmo 42

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. Salmo 42,11 




Por que estás abatida, ó minh’alma? Por que não te confortas com o Deus que te possui? Não te basta a doçura graciosa Daquele que te livrou da morte? Sacia-te do Criador, alma minha, pois não te restas mais nada e nunca serás preenchida com prazeres, riquezas, fama, glórias ou gratidões humanas.

 Tu tens desejo do Eterno, do Infinito, e nunca poderás saciar-te daquilo que é vão e imperfeito. Procura ,minha alma, o Teu Criador! Busca alimentar-te Dele, que se fez alimento para suprir tua fome do Céu para o qual foste criada. Procura ocupar-te Daquele que é teu Princípio e fim, pois o teu tempo aqui na terra é demasiado curto para o desperdiçares contigo mesma. 

Procura e encontra quem te formou e agora te chama com doce voz. Ele é teu Pastor e estende Seu cajado a ti.Ele quer conduzir-te a pastagens nunca antes vistas por ti, que já te perdeste em tantos desertos e abismos deste mundo. Ele deseja levar-te em seus ombros por caminhos seguros e fazer-te descansar sob sua proteção.



 Ele serenamente contempla em ti a beleza plasmada por Seu Amor, e impressa de tal maneira que nada será capaz de apagar tua dignidade, ó alma minha. Põe tua confiança Nele, escuta sua Voz! Caminha, alma minha, não pare de caminhar, mas não ultrapasses os limites estabelecidos por aquele que te guia com Amor. Não fujas de sua Presença, pois é Ele tua Salvação.


Caminha e não teme, pois se confiares em teu Bom Pastor não vacilarás. Esforça-te para explorar o pasto em que agora estás, alimenta-te do que desejas, mas fica alerta, pois a qualquer momento serás chamada para um lugar que não conheces, e importa que sigas Teu Guia e Pastor, que deseja dar-te tudo que necessitas numa terra em que olho algum viu, ouvido algum ouviu ou coração algum sentiu a alegria que te está destinada. Descansa, ó minh’alma... caminha e descansa, pois Aquele que te conduz é o Rei Eterno que jamais desistirá de procurar-te se acaso te perderes. 



Volta teus ouvidos e coração a Sua Voz, pois Ele deu a vida para que tu tivesses a Vida. Teu Pastor provou Seu Amor por ti! Viveu o sofrimento, renunciou a Si mesmo por ti. Por que buscas, então, outros amores que não te saciam? Alegra-te nisto, ó minha alma, e sê grata a este Amor. Se para achar-te fez tudo isso, que não fará esta Pastor para que permaneças sempre com Ele? 

Não te abatas com as provações desta vida, pois Aquele que te dá consolações e também permite angústias nunca muda, e sua Bondade ultrapassa todos os teus limites e fraquezas. Não te preocupes com tuas aflições, pois se a tempestade se abate sobre ti, tens abrigo Naquele que não te abandona. 


Aconchega-te Nele e espera, pois tudo há de passar, só não o Amor e a fidelidade do Teu Bom Pastor. Tende ânimo. Permanece caminhando nesta vida sem temor. Foste encontrada, e agora Teu Pastor se alegra porque estás no lugar onde nunca deverias ter saído, está nos braços Daquele que é Teu único tesouro e bem. 



Alegra-te, alma minha, pois encontraste misericórdia. Coloca teu ouvido no peito do Teu Pastor e escuta o pulsar do Seu coração. Ouve esta música suave e agradece somente. Tu não precisas fazer nada mais que agradecer a Teu Criador e Salvador, pois Ele procurou-te e achou-te... és agora Dele, só Dele! 



Estavas perdida e foste reencontrada! Escuta o som da festa Eterna preparada para ti! Tu és herdeira, alma minha, e ninguém pode te tirar este direito conquistado pelo sangue do Teu Pastor, que numa Árvore Bendita deu-te o fruto da salvação.Assim tu dependes Dele, só Dele... e Ele se alegra em suprir tua necessidade.Ele amou-te primeiro. Ele fez todas as coisas pensando em ti, por isso agora deleita-te sob o peito Daquele que agora é tua Felicidade.


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

SING TO JESUS- Cantar para Jesus: Em honra a Santa Cruz

Hoje, no dia da exaltação da Santa Cruz, rezei muito com essa música. Ela fala do sacrifício de Jesus na árvore da Cruz. Coloco aqui a tradução para vocês rezarem com ela também. Boa oração e um santo dia da Cruz bendita para todos...








 
Venha ver, contemplar este Mistério: o Senhor do Universo, pregado a uma Árvore... 



Cristo, nosso Deus, derramando seu sangue Santo, curvando, em angústia, sua santa Cabeça... 


Cantar para Jesus, Senhor que assumiu nossa vergonha, Senhor dos nossos corações pecadores. 



Ele é o nosso grande Redentor. Cantar para Jesus, honrar seu Nome.



Cantar de Sua fidelidade, derramando Sua vida até à morte 


Venha você que está cansado e Ele lhe dará descanso, Venha você que chora,
Pois jazia em seu peito Cristo que morreu,mas agora ressuscitou no Paraíso O doador de Misericórdia,que dá a Vida,

Cantar para Jesus, Seu é o Trono, agora e para sempre, 

Ele é o Rei dos Céus. Cantar para Jesus, nós somos seus!

Agora e sempre, Canta pelo amor que nosso Deus tem mostrado. 

Cantar para Jesus, Senhor que assumiu nossa vergonha. Senhor dos nossos corações pecadores.


Ele é o nosso grande Redentor. Cantar para Jesus, honrar o seu nome. 

Cantar para Jesus, Seu é o Trono, Agora e sempre, Ele é o Rei do Céu


Cantar para Jesus, nós somos seus! 

Agora e sempre, Canta pelo amor que nosso Deus tem mostrado "






à Jesus Crucificado por Amor todo nosso Louvor...