Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A DECEPÇÃO COM DEUS: Um estudo bíblico sobre a decepção no profeta Elias



O que é uma decepção?
Por definição, é o ato ou efeito de enganar; surpresa desagradável; logro; desilusão. Logo, uma pessoa decepcionada é uma pessoa desiludida e, consequentemente “dolorida”, machucada, “necrosada”, ou seja, partes vitais deram lugar à morte. Não a morte de tecidos, células, mas a morte simbólica, a decepção dos sonhos, dos objetivos, dos desejos. Ela pode surgir por força de:
  • Decepção pessoal – Talvez a descoberta de que não somos tão bons e “eficientes” quanto os outros esperam que sejamos. Numa sociedade que exige sempre resultados imediatos, desanimamos porque quase sempre o nosso melhor ainda não é o suficiente. Chegamos à conclusão, muitas vezes equivocada, que somos um fracasso.
  • Decepção motivacional – Talvez a falta de reconhecimento por aquilo que fazemos. Trabalhamos duramente, mas ninguém se aproxima para dizer um: “parabéns”. Isso produz um sentimento de rejeição e, mais tarde, a sensação de inutilidade: pra que fazer, se ninguém vai mesmo perceber?
  • Decepção comunitária - Talvez a sensação de que todos pularam do barco e você está remando sozinho. É difícil permanecer otimista e animado quando todos ao seu redor estão desanimados. Porém, não demora a surgir aquela “síndrome de vítima” ou “síndrome do coitadinho”, a famosa autocomiseração. Não sendo devidamente tratada, ela pode nos levar ao ponto de achar que todos estão contra nós e somos os únicos a sofrer o que sofremos.


Existem expectativas relacionais tão frustrantes que nos levam a desacreditar das amizades, do casamento, da família, da igreja, do amor, enfim, de tudo, chegando inclusive a desacreditar do próprio Deus.

Um texto que nos ajuda de forma extraordinária, não apenas a entender, mas sobre tudo a encontrar o caminho da cura para a “decepção com Deus” é a história de Elias em I Reis 19,1-18.


De quem estamos falando?
Estamos falando de um dos profetas de maior expressão do Antigo Testamento. Depois de uma arrasadora vitória sobre 450 profetas do deus Baal, ele foi jurado de morte pela rainha Jezabel e, com medo, fugiu para o deserto. Caiu, então, numa grande depressão, e chegou a pedir a Deus que o matasse (v.4). Significa dizer que: “os grandes heróis da Bíblia também lutaram com a decepção”. A forma como este “herói ferido” foi tratado, é para nós hoje um medicamento poderoso para vencermos aquela que, julgo eu, ser a pior de todas as decepções, a com Deus.


Quando você se decepciona com alguém há duas opções: desistir ou continuar. Continuar, no entanto torna-se difícil, por quê? Porque continuar exige “zerar a relação”, é a busca pelo marco zero. Implica em tomar a iniciativa que pode ser a da fuga ou da busca.

A iniciativa de Deus é sempre a procura, a nossa é a fuga. Deus, porém pode decidir vir do modo e no tempo que achar melhor: por meio de coisas extraordinárias ou não. 


A expectativa do nosso coração é a das coisas rápidas, imediatas e extraordinárias, pois a pirotecnia nos atrai – haja vista os fogos na praia de Copacabana que atrai milhões do mundo todo. Elias estava acostumado com as grandes e imediatas manifestações de Deus, como isto não acontece, ele se frustra.

Na maioria esmagadora das vezes, Deus decide: calar-se e esperar; surpreender e confrontar ou fazer uso de suaves e desconcertantes perguntas que precedem ordens incisivas. É justamente aí que nascem muitas das nossas decepções com Deus. Por quê? Porque queremos formatar Deus estabelecendo tempo, modo e inclusive a dinâmica do seu agir.
No caso de Elias, Deus decidiu pelas três opções concomitantemente:
  • A) Enquanto Elias esperava uma palavra, Deus se calava Surge no coração do profeta: o medo, a fuga e a solidão. Sentimentos e atitudes bem próprios do decepcionado.
  • B) Enquanto Elias esperava pela morte, Deus o surpreendia com a vida – Surge o anjo, a água e o pão. Providências simples, porém essenciais para que a vida prossiga: companhia, sustento e proteção.
  • C) Enquanto Elias espera pelo fim, Deus falava de um novo começo – Surge à volta, o deserto e a unção. Tratamento de choque para produzir amadurecimento: retorno onde havia parado; campo de ação e redefinição de função.
Afinal de contas o problema é com Deus ou com as nossas expectativas? Expectativas equivocadas colocadas sobre Deus, e enganos sofridos em nossa caminhada de fé, podem produzir grandes estragos.
Estes estragos precisam então de um tratamento eficaz, e ele ocorrerá somente quando compreendermos algumas verdades essenciais. Tão somente depois da sua aplicação estaremos prontos para um novo começo. Quais são eles então?
  • 1) Cognocibilidade – Tanto a nossa idéia como a experiência de Deus não esgota quem Ele é. Deus pode ser conhecido, porém não compreendido.
  • 2) Amplitude – Precisamos buscar uma renovação do nosso relacionamento com Deus. Ele nos ajudará a expandir tanto a nossa esfera de ação, como os horizontes de nossa fé.Sempre poderemos nos aprofundar na experiencia com Deus para termos uma real noção de quem somos e de quem Deus é.
  • 3) Realidade – Todos nós podemos fracassar, cair, fraquejar. Então, aprendamos com nossa realidade e não fujamos dela. Podemos aproveitar nossas quedas e aprendermos com elas, como nos ensina São Francisco de Sales.Aceitando nossa realidade de pecadores não nos surpreendemos com nossas quedas, não nos escadalizamos com a dos irmãos nem culpamos a Deus por nossas míserias.
  • 4) Indagação – Precisamos sempre nos questionar de todas as coisas, pois o questionamento sempre nos leva a algo a descobrir dentro de nós. Não tenhamos medos de nossas dúvidas, pois elas nos levam a buscarmos o tesouro dentro de nós mesmos.


A que conclusões podemos chegar?
Podemos ver que mesmo nesta situação em que o profeta se vê diante de um sofrimento e perseguição Deus está no controle. Deus tinha um objetivo com tudo isso: Ele queria renovar o coração de Elias. O Senhor, que jamais desiste dos seus servos, estava tratando o coração de Elias para continuar a obra pré-determinada por Ele desde antes da fundação do mundo. “Qual é a causa da decepção de Elias? A ausência de pessoas, de sinais ou do próprio Deus? Se você deseja um recomeço com Deus, preste atenção nestes conselhos:

1) Renove sua confiança no Senhor, pois mais vale um cão vivo do que um leão morto!

O texto nos diz que Elias, deprimido e dormindo embaixo de uma árvore no deserto, foi acordado por um anjo enviado do Senhor, que o alimentou e matou a sua sede. Era uma prova de que Deus não o havia abandonado. Davi, no Salmo 27, disse que ainda que “meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá” (v.10).

2) Confronte o seu problema deixando-se confrontar!

Geralmente temos a tendência de fugir quando ficamos desanimados. Como Elias, buscamos na solidão a solução para o nosso desânimo. Por isso, a pergunta que o Senhor faz a Elias no verso nove é tão significativa: “Que fazes aqui, Elias?” Deus estava dando a Elias a oportunidade de reavaliar a razão do seu desânimo, de confrontar o seu problema e de descobrir que, no fundo, o que faltava era confiança em Deus. Elias teria que “tocar na ferida”, assumir o seu medo. Não tenha medo de “tocar nas feridas”. O maior problema da decepção é que ela nos traz derrotas sem batalhas. Tira-nos a vontade de lutar. Como uma bola de neve, a decepção busca refúgio na solidão, que causa desânimo, que busca mais solidão. Pare de fugir! É hora de reagir! Confie em Deus.

3) Entenda que Deus trabalha mesmo quando você pensa que não!

A maneira como Deus falou com Elias no monte Horebe (vv.11-13) é muito instrutiva. Sua voz não estava na ventania, no terremoto ou no fogo, mas numa brisa suave. Elias era um profeta acostumado a ver milagres espetaculares, mas agora, o Senhor queria ensinar algo novo ao profeta: Deus não trabalha apenas quando grandes milagres acontecem. Ele também fala através de “brisas suaves”, de coisas pequenas, imperceptíveis. Elias não precisava de mais sinais, ele precisava de mais fé. Quando você sentir que tudo acabou, que não há esperança, que Deus lhe virou as costas, lembre-se: Deus trabalha mesmo quando você pensa que ele está dormindo, porque “é certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel” (Sl 121,4).


4) Volte ao trabalho, pois para ele Deus te chamou.

Lendo os versículos 15-18, percebemos que a mensagem do Senhor para Elias era muito simples: Elias volte ao trabalho, volte a ser um profeta do Senhor, volte a ungir reis (tarefa específica dos profetas). A sua inatividade só tinha lhe dado mais tempo para se lamentar. Muitas vezes somos como Elias: em vez de trabalhar, lamentamos; em vez de servir, reclamamos, e para piorar a questão, a culpa é sempre de algo ou alguém que responsabilizamos pela nossa decepção. Vamos lá, levante-se, volte ao trabalho.Se não puder voar, ande. Se não puder andar, engatinhe...o importante é nunca desistir de ir em frente, seja lá como for.Deus nos ajudará sempre com sua Graça e esta deve ser a nossa confiança.

A Bem-aventurada Teresa de Calcutá dizia: A nós o trabalho, a Jesus o sucesso...


Deus abençoe você.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom!!