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quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Artigo no site veritas splendor: Maria Santissima elogiada por um protestante



Se vc tem alguma dúvida sobre o culto a Maria, leia esse artigo.Se vc não tem leia tbm, pois com certeza vai ajudá-lo a amá-la ainda mais...o texto é grande, mas vale a pena...

MARIA SANTÍSSIMA ELOGIADA POR UM PROTESTANTE
Olá, a todos irmãos em Cristo, que seguem o exemplo da Doce Maria,

Sou protestante presbiteriano tradicional, calvinista. Fui criado Arminista, batista. Depois que conheci a fé calvinista, passei a ser membro da Igreja Presbiteriana Tradicional. No primeiro culto que assisti, o reverendo pregou sobre AS VIRTUDES DE MARIA. Nós reformados não sofremos de MARIITE, inflamação que provoca sintomas celebrais contra Maria. Nós amamos Maria, consideramô-la SANTA, PURA E O MAIOR EXEMPLO A SER SEGUIDO. ACEITAMOS A IDÉIA DE MÃE DE DEUS, POIS ELA GEROU UM HOMEM/DEUS. Como protestantes, não aceitamos o vossa dogma da Imaculada Conceição, contudo é mais do que certo, que ao ser plasmada pelo PURÍSSIMO ESPÍRITO SANTO, FICOU LIVRE DAS IMPERFEIÇÕES HUMANAS PARA GERAR AQUELE QUE É O SALVADOR NOSSO: YESHUA, JESUS CRISTO.

Respeito vossa fé, vossa Igreja. Gosto de quando posso, ir a missa, os vejo como irmãos. Não gostei do RECADINHO que deu aos protestantes no final da resposta. Eu vejo Maria como todos os reformados: nós A amamos e A consideramos o maior exemplo humano, só abaixo de Jesus. Gosto de chamá-la de DOCE MARIA. Não conferimos a Amada Mãe de Deus, títulos que vossa teologia conferem como: advogada, medianeira e outros. Sei, e conheço vossa teologia. Vcs fazem diferença de: culto de dulia, veneração dos santos. Culto de hiper dulia, veneração a Doce Maria. Latria, adoração exclusiva da Trindade. Mas vcs devem entender que em teologia protestante, prestar culto, seja de veneração ou adoração só a Trindade. Isso não nos impede de lembrar da Doce Maria e homenagear quem Ela é na verdade. Temos hinos belíssimos que citam Maria, a Igreja Anglicana ainda mais:" ô doce virgem que em sua pureza concebeste o Salvador nosso Senhor e Deus...".

Espero que procuremos sempre nos entender, nos unirmos, respeitando as diferenças e crescendo com elas, pois se for para partir para o sarcarsmo e falta de respeito, quem ganhará com isso?

A todos um sincero abraço e parabéns pela qualidade do site, um show.

Caríssimo irmão em Cristo, Milton!

Todos nós do Veritatis Splendor ficamos honrados pela sua visita em nosso humilde portal. Agradeço em nome do grupo pelas doces e sábias palavras sobre Nossa Mãe Santíssima e também pelo apoio e carinho ao nosso modesto trabalho.

Fiquei muito feliz em saber que ainda existem pessoas de outros credos que tem este grande carinho e amor pela Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Já que estamos em um diálogo sincero e fraterno, gostaria de expor aqui nossa opinião e também do Magistério da Igreja sobre os tópicos relacionados por você, neste e-mail, apesar de entender a sua opinião e respeitar a Teologia Protestante.

Vamos a eles então!

- Imaculada Conceição

- Advogada

- Medianeira

- Culto de Latria

- Culto de Hiperdulia

- Culto de Dulia

Imaculada Conceição - Destinada a ser Mãe verdadeira e virginal de Cristo-Deus, não podia Ela ter contato com o pecado. Ademais, se a alguém fosse dado escolher a própria mãe, não escolheria a mais virtuosa, a mais pura, a mais santa? De fato, Jesus não só pôde escolher a Sua Mãe, mas fazê-la, pois é Deus. Ele fez, pois, imaculada a sua Mãe, isto é, isenta de toda a culpa original.

Mas, essa verdade está contida no próprio texto de (Gênesis 3,15), pois aí se prediz que o futuro Salvador e a sua Santa Mãe terão uma inimizade total com Satã, e que lhe imporão derrota total. O que é incompatível com a condição de quem tivesse estado, por um momento sequer, sob o pecado e, pois, sob o Maligno. Pressupõe-se a concepção imaculada, não só de Cristo enquanto homem, mas também de sua Santa Mãe.

Advogada ? O que faz um advogado? Não é justamente defender aquele que não tem conhecimento ou não pode faze-lo? Não foi exatamente isso que Maria fez ao advogar a causa dos noivos junto a Jesus? O fato de em (João 2,1), dizer que Jesus é que é o único advogado, significa apenas que ele é o único advogado dos homens junto a seu Pai. Ninguém consegue um milagre diretamente de Deus Pai, sem passar por Jesus. Maria, nem os noivos conseguiram o milagre diretamente de Deus Pai, sem antes passar por Jesus Cristo.

Medianeira ? Como é ofício próprio da mãe prover o alimento dos filhos, Maria alcança para os seus filhos espirituais, todas as graças necessárias à salvação; Ela é Medianeira de intercessão e secundária, entre Cristo e nós. A Igreja Católica nunca ensinou que Maria seja ?Mediadora? (não confundir ?Mediadora com ?Medianeira? que quer dizer intercessora). Ocorre que Maria e os Santos são Intercessores humanos junto a Jesus. É o que ocorreu durante as bodas de Caná (João 2,1-11) em que Jesus transformou água em vinho por causa da Intercessão humana de Maria junto a ele. Não foram os noivos que vieram pedir o milagre diretamente a Jesus, mas usaram da intercessão humana da Mãe de Jesus. E Jesus atendeu, mesmo não chegando a sua hora. A Igreja sempre ensinou que há um único Mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo (1 Timóteo 2,5) mas, Jesus também admite pedidos de intercessores humanos junto a Ele. Jesus é o Mediador, mas de Rendenção, o que não exclui a mediação de intercessão dos Anjos, dos Santos e Maria.

Culto de Latria ? (grego: "latreuo") quer dizer adorar - É o culto reservado a Deus. A latria é o culto que se deve somente a Deus e consiste em reconhecer nele a Divindade, prestando uma homenagem absoluta e suprema, como criador e redentor dos homens. Ou seja, reconhecer que ele é o Senhor de todas as coisas e criador de todos nós, etc.

Culto de Hiperdulia ? (grego: hyper, acima de; douleuo, honra) ou acima do culto de honra, sem atingir o culto de adoração. O culto de hiperdulia é o culto especial devido a Maria Santíssima, como Mãe de Deus.

Culto de Dulia - (grego: "douleuo") quer dizer honrar. O culto de dulia é especial aos santos, como sendo amigos de Deus.

Caro irmão Milton!
Está aí o que pensamos sobre os tópicos mencionados, e esta é também a posição oficial da Santa Igreja Católica. É claro que vamos sempre nos entender sim, pois percebi em suas palavras que você é uma pessoa bem esclarecida e que em seu coração bate a humildade e a sinceridade. Só não entendi quando você diz: ?Não gostei do recadinho que deu aos Protestantes no final das respostas?. Espero que possamos conversar sobre isso em breve.

Que Deus o abençoe, e também a todos os seus.

Fica aqui um grande abraço, deste humilde e pobre pecador.

Jaime F. de Moura

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O amor de Deus por vc



Como é bom saber que amor de Deus não depende do nosso.
Nem mesmo a falta do nosso amor diminui o Dele. Nossa bondade não aumenta seu amor nem nossa fraqueza o dilui. O que Moisés disse a Israel é o que Deus nos diz:

"Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos de que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito". Dt 7,7-8

Deus te ama simplesmente porque escolheu fazer assim.

Ele te ama quando você não se sente amável.

Ele te ama quando ninguém mais te ama. Os outros podem te abandonar, te rejeitar e te ignorar, mas Deus sempre te amará. Sempre. Não importa o que aconteça.

Este é o seu sentimento: "Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada (Rom. 9,25).

Esta é a sua promessa: "Com amor eterno eu te amei; por isso, com laços te atraí (Jer. 31,3).

Alguma vez amaremos assim? Alguma vez amaremos perfeitamente? Talvez não. Este lado do céu só Deus fará. Mas nós amaremos melhor do que temos amado. Por sermos amados, nós amaremos.

domingo, 23 de março de 2008

Carisma



CARISMA: “Contemplar e anunciar a Misericórdia”.

CONTEMPLAR:

Primeiramente buscamos, através da vida contemplativa, estarmos voltados ao Senhor de todo coração, vontade e forças (Dt 6,5). Nosso carisma tem no chamado a contemplação seu ponto culminante e essencial. Queremos nos colocar aos pés de Jesus da mesma forma em que estava Maria, irmã de Marta. Assim como ela, escolhemos também a “melhor parte” (Lc 10, 42), voltando nosso ser à escuta de sua voz que fala em nosso interior. Devemos sempre estar na presença de Deus, adorando-o e consolando-o em reparação por todos aqueles que estão longe do Senhor. Como João reclinado sobre o Coração do Mestre, queremos escutar as batidas do seu coração e o pulsar do seu amor misericordioso, e interceder diante desse coração em favor da nossa Mãe Igreja e da humanidade inteira. Somos primeiramente “apóstolos” na oração, por isso nosso zelo oracional deve se dirigir e abranger o mundo inteiro, pedindo sem cessar que a misericórdia do Senhor se derrame em favor dos seus filhos.

ANUNCIAR:

Experimentando do Senhor em nossa vida contemplativa, queremos testemunhá-lo com nossas palavras e nossa vida em nosso apostolado. Através do anúncio, proclamamos tudo aquilo que “vimos e ouvimos” (1Jo 1,3), a fim de que todos conheçam o Senhor e sua Misericórdia. Buscamos, portanto através dos meios formativos, da pregação da Palavra, do testemunho, coerência de vida e na vivencia das obras de Misericórdia, sermos anunciadores de Cristo a todos os homens e mulheres do nosso tempo. Como São Paulo diz: “Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Aí de mim de eu não anunciar o Evangelho” (1 Cor 9, 16).

A MISERICÓRDIA:

A Misericórdia é a Fonte de onde brota nosso carisma. Somos chamados a contemplá-la, vivê-la, pedi-la e anunciá-la a todos os homens. A vivencia da misericórdia é, portanto, a base de nosso chamado como Filhos da Misericórdia, em especial através da vivencia cotidiana das obras de misericórdia corporais e espirituais. Buscamos encarnar em nossa oração, palavras e atos o amor misericordioso de Jesus, moldando nossa vida consagrada aos sentimentos do coração Divino-Humano de Cristo e seu chamado a vivencia da misericordia: ”Sede misericordiosos como Vosso Pai celeste é misericordioso” (Lc 6, 36).