Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

domingo, 23 de março de 2008

Carisma



CARISMA: “Contemplar e anunciar a Misericórdia”.

CONTEMPLAR:

Primeiramente buscamos, através da vida contemplativa, estarmos voltados ao Senhor de todo coração, vontade e forças (Dt 6,5). Nosso carisma tem no chamado a contemplação seu ponto culminante e essencial. Queremos nos colocar aos pés de Jesus da mesma forma em que estava Maria, irmã de Marta. Assim como ela, escolhemos também a “melhor parte” (Lc 10, 42), voltando nosso ser à escuta de sua voz que fala em nosso interior. Devemos sempre estar na presença de Deus, adorando-o e consolando-o em reparação por todos aqueles que estão longe do Senhor. Como João reclinado sobre o Coração do Mestre, queremos escutar as batidas do seu coração e o pulsar do seu amor misericordioso, e interceder diante desse coração em favor da nossa Mãe Igreja e da humanidade inteira. Somos primeiramente “apóstolos” na oração, por isso nosso zelo oracional deve se dirigir e abranger o mundo inteiro, pedindo sem cessar que a misericórdia do Senhor se derrame em favor dos seus filhos.

ANUNCIAR:

Experimentando do Senhor em nossa vida contemplativa, queremos testemunhá-lo com nossas palavras e nossa vida em nosso apostolado. Através do anúncio, proclamamos tudo aquilo que “vimos e ouvimos” (1Jo 1,3), a fim de que todos conheçam o Senhor e sua Misericórdia. Buscamos, portanto através dos meios formativos, da pregação da Palavra, do testemunho, coerência de vida e na vivencia das obras de Misericórdia, sermos anunciadores de Cristo a todos os homens e mulheres do nosso tempo. Como São Paulo diz: “Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Aí de mim de eu não anunciar o Evangelho” (1 Cor 9, 16).

A MISERICÓRDIA:

A Misericórdia é a Fonte de onde brota nosso carisma. Somos chamados a contemplá-la, vivê-la, pedi-la e anunciá-la a todos os homens. A vivencia da misericórdia é, portanto, a base de nosso chamado como Filhos da Misericórdia, em especial através da vivencia cotidiana das obras de misericórdia corporais e espirituais. Buscamos encarnar em nossa oração, palavras e atos o amor misericordioso de Jesus, moldando nossa vida consagrada aos sentimentos do coração Divino-Humano de Cristo e seu chamado a vivencia da misericordia: ”Sede misericordiosos como Vosso Pai celeste é misericordioso” (Lc 6, 36).

Nenhum comentário: