Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Deus sabe reaproveitar nossas sobras e tornar belos nossos cacos



Quando eu era criança, via sempre a mãe de um amigo meu, que sabia cozinhar muito bem, reaproveitar com muita sabedoria muitas sobras. As vezes ela, D. Maria, nos passava os tachos com os restos de goiabadas, bananadas, cocadas e outros doces, para nos deliciarmos raspando as sobras. 


Quando fui missionário na Bahia, aprendi com o povo simples que sobras servem para muita coisa!Enquanto eu estava na feira e fazia as compras, sempre via uma senhora  recolhendo as folhas ou folhagens descartadas das verduras e legumes. Cheguei perto dela e perguntei: "Pra que a senhora está pegando estas folhas quase murchas?" Ela, com um sorriso no rosto me disse: "É para serem picadas e dadas para as minhas galinhas, meu filho". 


Eu tenho uma amiga que me ensinou a cozinhar e se chama Patrícia.Nas mãos dela, o arroz que sobrava do almoço virava sopa ou um gostoso bolinho no jantar. Sobras em mãos talentosas são ingredientes especiais para pratos apetitosos


Mas o que isso tem haver com Deus? Só tudo! Assim como a culinária é hábil para reaproveitar as sobras, Deus é hábil para transformar as sobras de um coração machucado, de uma vida marcada pelo sofrimento ou desgastada pelos desencontros!
Deus pega os nossos “cacos”, reconstrói a nossa personalidade, revitaliza a nossa autoestima, dá uma visão positiva de futuro, revigora a esperança e nos “toma pela mão”, mostrando o caminho da reconstrução na fé. 


Muitas vezes nos sentimos como um vaso quebrado, carentes de sermos plenamente restaurados pelas poderosas mãos de Jesus. Nestas horas, quando a depressão nos corrói, a dor sufoca, as incompreensões das pessoas mais próximas nos decepcionam,a morte de quem amamos bate a nossa porta, a dor de sermos traídos nos amargura o coração e o quebram em mil pedaços, precisamos dizer para Deus: 


" Não nos deixe, Senhor, cair no engano de que podemos nos refazer sozinhos sem o amparo das tuas mãos”. 



Quando na ponte da vida você se sentir no fim de suas forças, lembre-se de que Deus está na outra extremidade de braços abertos pra você...Sozinhos, jamais conseguiremos encontrar o caminho da verdadeira felicidade e da cura dos nossos corações feridos. Precisamos de Jesus! 


Ele um dia nos convidou: “Venham a mim, vocês que estão cansados e oprimidos, e eu lhes aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para suas almas. Porque o meu fardo e leve e o meu jugo é suave!” (Mt 11, 28-30).

Certa vez ouvi uma história de um marido que perdeu sua mulher, que morrera de uma doença incurável, deixando órfã uma menina de seis anos. Após a cerimônia fúnebre, alguns irmãos convidaram o viúvo e sua filhinha para passarem aquela noite em suas casas. O entristecido viúvo agradeceu, sinceramente, o gesto dos amigos, mas preferiu ir para casa, cenário do seu sofrimento, pois confiava em Deus e na sua providencia para conforta-lo. 



Naquela noite, sua filhinha demorou muito para conciliar o sono, embora o amoroso pai tivesse colocado sua caminha ao lado da dele. De madrugada, a menina acordou assustada e em gritos perguntou: “Papai, você esta aqui?” Ao que o pai, colocando sua mão sobre a sua cabeça respondeu: “Sim, querida, estou ao seu lado cuidando de você, durma tranquila.” 


Em pouco tempo ela adormeceu, mas a angustia do pai aumentou e ele chorando baixinho, não conseguia conciliar o sono. Naquela hora de dor profunda e angustiante, à semelhança da filha ele perguntou ao Pai Celestial: “Meu Pai querido, você esta ai?” Naquele momento a promessa divina dita pelo profeta Isaias lhe veio à mente: “Não temas, porque eu sou contigo, não te assombres porque eu sou o teu Deus”. (Is 41,10)




Deus quer nos usar mesmo sendo tão fracos e feridos como somos.São Paulo, escrevendo aos coríntios declarou:  “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que ninguém se glorie perante ele” 
(1 Coríntios 1,27-29)




O Talmude, livro de orientações espirituais práticas utilizado pela religião judaica, nos relata a seguinte história:O rabino Okiba teve de abandonar a sua terra por motivo particulares, e, assim, peregrinou por regiões secas e desertas, levando consigo um candeeiro para estudar a Lei à noite; um galo que lhe servia de companhia e despertador; e, para não andar sempre a pé, ia montado em um burrinho. Chegado a uma pequena vila, procurou um lugar para repousar, mas ninguém quis dar abrigo a um estranho. 


Muito triste e sentindo-se desamparado, o rabi procurou pousada em um bosque dos arredores, debaixo de uma frondosa árvore; acendeu o candeeiro, fez suas preces e iniciou a leitura da Lei, mas um vento forte apagou o candeeiro, e ele não tinha mais como fazer o fogo. Que fazer? "Deus sabe o que faz", pensou em seu coração e, assim, procurou dormir. Ao amanhecer, verificou, para sua maior tristeza, que um lobo havia devorado o galo e um leão o seu jumentinho. Ficou chateado, mas pensou: “Deus sabe o que faz...” 


Dirigiu-se, então, à aldeia que lhe recusara hospedagem para ver se arranjaria alguma coisa para comer; mas, para sua surpresa, ali não havia ninguém. Tudo fora saqueado e destruído, haviam corpos mortos por todos os lados. Que teria acontecido? Uma tribo inimiga descera das montanhas e durante a noite assaltara e liquidara a vila. Então pensou Okiba: “Se eu tivesse dormido na vila, teria morrido juntamente com os outros; se o candeeiro tivesse permanecido aceso eu teria sido logo encontrado; se o galo tivesse cantado ou o burro zurrado, eles revelariam a minha presença e a esta hora estaria morto. Portanto, Deus sabe o que faz!” 




Deus sempre cuida de nós, mesmo quando tudo parece dizer que não. Deus sempre está no controle, mesmo diante das piores tragédias e das mais pungentes dores, Ele cuida de nós  : 




“Como a águia desperta a sua ninhada, paira sobre os seus filhos e, estendendo as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas, assim o Senhor o guiou (Israel) e não havia com ele Deus estranho.”  Dt 32,11-12


Por isso devemos ter confiança no Senhor em todas as situações!Em Hebreus 4,16, são Paulo nos declara: “Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.” 
Em são Lucas 12,7, Jesus nos declara: “Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Mais valeis vós do que muitos pardais”. O salmista também nos diz: “Pois o Senhor ama os justos, e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.” (Salmo 37,28).

Certa vez o Senhor apareceu em sonho a Jacó e lhe disse: “Estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra. Não te deixarei até que tenha cumprido aquilo que te tenho dito” (Gêneses 28,15). 



Através do profeta Isaias, consolando o povo de Israel, o Senhor profetizou: Não temas, pois eu sou contigo; não te assombres, pois eu sou o teu Deus. Eu te fortalecerei, e te ajudarei; eu te sustentarei com a destra da minha justiça” (Isaias 41,10). 


São Pedro nos aconselha a lançar sobre Jesus as nossas ansiedades: “ Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5,7). 


Esta expressão foi utilizada pelo profeta Isaias ao povo de Israel procurando leva-lo a buscar o refúgio no Senhor: “Porque eu, o Senhor Teu Deus, te tomo pela mão direita, e te digo: Não temas, que eu te ajudo” Is 41


Quantas passagens bíblicas nos estimulam à confiança!Mas podemos ainda dizer: "Mas eu sou tão fraco, tão pobre, não tenho nada a oferecer ao Senhor!Só tenho sobras e restos do que a vida me deixou!"

Em João 6, 8-9, Jesus usou o pouco que um menino tinha para alimentar uma grande multidão. A única coisa que o menino teve que fazer foi oferecer o pouco, talvez as sobras de sua refeição ou a única coisa que tinha pra comer, fazendo-o de de forma  graciosa e voluntaria. Isso foi o necessário para Jesus realizar aquele grande milagre.. Jesus utilizou os recursos que aquele menino possuía para realiza a multiplicação (cinco pães e dois peixes).




Multiplicar sobras é milagre divino! Entregar as sobras nas mãos de Deus é tarefa humana.
Quando provamos pessoalmente a eficácia desta receita divina, encontramos o caminho da felicidade e da cura interior.


Deus tem um plano para cada um de nós e sabe aquilo que é melhor para nossas vidas. A realização do plano divino está condicionada à nossa disposição de fazer a sua vontade, vivendo sob os seus cuidados e o seu amor. 




Cabe-nos provar pessoalmente do seu poder, através da fé confiante e sincera, que se materializa na entrega incondicional de nossas vidas a Jesus, aceitando-o como o Salvador e Senhor. Entregando-nos, mesmo em nossos pedaços. 



Afinal, como diz nosso Papa Bento XVI: "Deus sabe trabalhar com instrumentos insuficientes".Para isso tenhamos fé, mesmo quando não conseguirmos enxergar nada diante dos nossos olhos pois:


“Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”.Hebreus 11,1.


Por isso entregue seus cacos e suas sobras pra Jesus. Ele sabe o que fazer com eles!


um bom dia pra você!Dedicado a Maryam...

Nenhum comentário: