Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

sábado, 22 de março de 2008

A misericórdia no Hebraico



A palavra hebraica mais utilizada no Antigo Testamento para significar misericórdia é Hesed. Tem (principalmente) dois significados : um mais legalista no sentido de "cumprir aquilo que foi acordado" ou dar ao outro aquilo que lhe é devido segundo o previamente acordado; num segundo sentido, mais intuitivo, espiritual, assume o significado de ato gratuito e espontâneo de bondade e amor.
Quarta sephirah Chesed se situa abaixo de Chokmah. É a misericórdia. Representa o desejo de compartilhar incondicionalmente. Representa a vontade de doar tudo de si mesmo e a generosidade sem preconceitos, a extrema compaixão.
.
Hesed normalmente é traduzido por “amor” mas também pode ser traduzido por “bondade”, “benevolência” ou “misericórdia”. Hesed é freqüentemente associado à Aliança
(Ex 20,6; 34,6). A própria aliança é chamada hesed (Is 55,3). O hesed de Iahweh dura para sempre (Is 54,8; 55,3; Jr 33,11; Mq 7,20). Ele preside a história da salvação de Israel.


A misericórdia também é significada em hebraico pelo vocábulo Rahamim
: a raiz da palavra rhm tem o significado de : útero, ventre materno.
Entre as derivações, encontra-se a forma rahamim, substantivo plural abstrato usado para “vísceras”, “entranhas”, “sentimento de amor”, “compaixão”, “misericórdia”.
É comum considerar a direta relação do termo com o sentimento materno, por se tratar provavelmente de uma raiz que indica um órgão único no corpo da mulher, e sentimentos que tratam a misericórdia e o amor, que procederiam desse lugar do corpo.
O hebraico faz uso da expressão rahamim para falar de sentimentos de homens e até mesmo de Iahweh.
A expressão rahamim é sintetizadora de sentimentos de compaixão, misericórdia, pela força criadora de afirmar a vida em meio a situações de morte. A palavra parece associada a questões profundas de ameaça à vida dentro das relações sociais.

Rahamim significa assim, um amor profundo e entranhado da mãe para com seu filhinho.

5 comentários:

prmaciosantos disse...

Amem e por isso que a Biblia diz examinai de tudo e retenha o bem
ops pensei que não acharia algo bom no Catolicismo ODEI IDOLATRIA

enio disse...

amigos, parabens pela explicação. peço perdão pelo comentário do meu irmão acima. não é dando alfinetadas que vamos ter discussões saudáveis que proporcionem crescimento na vida cristã.
todos estamos na caminhada, e afinal, idolatria tem nos lugares mais improváveis ( tem gente que idolatra a página do salmo 91, o seu veículo, o seu lider, etc..)
Deus os ilumine e abençoe.
Enio Ap. Fernandes

Anônimo disse...

CONCORDO COM
A PALAVRA DE QUE NÃO É DE DEUS CRITICAR OS AMADOS CATÓLICOS E PEÇO TAMBÉM PERDÃO POR ESSE IRMÃO IMATURO QUE FALOU PRECIPITADAMENTE.

Anônimo disse...

Amem pelo texto. Penso que, quem nao e contra nos e por nos. A paz amados

Anônimo disse...

Precissamos ter esse sentimento fincado em nossos corações,independente de servos evangélicos ou católicos.Afinal de contas não é tempo de divisão mas sim de união, é isso q o mundo precissa de alquém que diga eu to disposto a ser referencial,sabe a ser exemplo mesmo.Obricado irmãos pela belissíma explicação q DEUS os abençoe sempre.