Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sermos fortes nas Tribulações



“É por isso que não desfalecemos. Ainda que  exteriormente se desconjunte nosso homem exterior, nosso interior se renova de dia para dia. A nossa presente tribulação, momentânea e passageira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável”. (2Cor 4, 16-17)

Quem de nós, diante de um grande problema, nunca se pegou dizendo palavras como: “Esse problema parece que não vai acabar nunca!”; “Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece...”?

Certamente você deve se lembrar de ter dito alguma dessas frases. Mas a Palavra de Deus tem algo bem diferente a dizer a respeito das suas tribulações. Aliás, o Espírito Santo inspirou a São Paulo somente duas palavras para se referir aos tempos de dificuldade e provação que você vive. 



São Paulo nos diz que a presente tribulação, essa tribulação que hoje o desafia, é MOMENTÂNEA E PASSAGEIRA.

Ou seja:  a dificuldade que você está enfrentando tem dias contados; ela não vai durar nem um dia além daquilo que é permitido pelo Senhor; ela é momentânea. E, mais ainda, essa tribulação já está sendo trabalhada por Deus, ela já está indo embora, pois ela é passageira.


Não que devamos colocar toda responsabilidade de nossos problemas para Deus resolver. Oh, não! Devemos fazer o possível para resolvermos nossas tribulações, mas existem situações que só a confiança em Deus pode resolver a angustia que vivenciamos.


Pois como podemos resolver a morte de alguém amado? Ou resolvermos uma doença incurável? Ou a dor pela traição de alguém em quem confiávamos?... Sim, existem tantas dificuldades que nos escapam do controle e nas quais só podemos nos lançar nas mãos amorosas de Deus e dizermos: "Paizinho, cuida de mim!"



Em tempos de aflição, que maravilha poder acreditar que as dificuldades que vivemos não são eternas, não vão durar para sempre. Essa certeza, que renova nossas forças, faz o apóstolo São Paulo exclamar:  “por isso não desfalecemos”!

 Não percamos as forças, não desistamos de nossas lutas, pois o Senhor está no controle e tem uma hora certa para cessar as tribulações que nos afligem . 


 São Paulo dá então a receita para não desfalecermos, para não nos deixarmos confundir pelas aparentes demoras de Deus:

“Ainda que exteriormente nosso homem exterior se desconjunte, nosso interior se renova de dia para dia”.

Quando enfrentamos uma daquelas marés de problemas que, vez por outra, se abatem sobre nossa vida, é comum que nosso exterior se ressinta, nossa saúde se fragilize e nossa mente se canse. 

Contudo, isso não deve ser para nós motivo de temor se, cuidando do nosso interior, nos deixamos conduzir por Deus. Aos poucos, depois do primeiro impacto, vamos recobrando saúde e equilíbrio, contanto que nosso interior se renove de dia para dia no Senhor.


Devemos renovar nossas forças na oração diária, na Eucaristia, nos Sacramentos... Deus nos dá todo o alimento necessário para sempre renovarmos nosso ânimo, e continuar nosso caminho.

Se não deixamos as coisas envelhecerem dentro do nosso coração, nossa capacidade de resistir aos tempos de tribulação é grande. Acumulando rancores, ressentimentos, desejos de vingança, nosso interior se desgasta e torna-se fraco para as batalhas.

 Se permitirmos, em oração, que o Espírito Santo nos renove, se nos abandonamos, como criancinhas no colo de sua mãe a Sua condução,Ele nos dará sempre nova coragem para prosseguirmos, e ao final de cada dia, a cruz que já carregamos se tornará fonte de alegria 
para nós.


Com Sua Graça iniciaremos a próxima manhã como um  presente, mais uma chance vinda de Deus. Por isso a  atual  tribulação pode deixar um saldo positivo em sua vida se for suportada na intimidade com o Senhor, na entrega aos cuidados dele. 

A Sagrada Escritura nos diz que as tribulações momentâneas e ligeiras nos preparam para suportar um peso de glória incomensurável

As dificuldades que você enfrenta hoje têm dias contados, mas a glória que você receberá por ser fiel ao Senhor em meio às suas dores não pode ser medida, pois é eterna. 



Você está sendo moldado por Deus, através das provações da vida. Talvez você não esteja percebendo que através destas mesmas provações Deus está derramando muitas graças não só para você, mas para todos os que estão ao seu redor. Não desfaleça, não perca as forças, mas permita que o Espírito de Deus o renove ainda hoje, com o poder do amor e do perdão.




“Os olhos do Senhor estão fixos sobre aqueles que o amam: poderosa proteção, sustento cheio de força, abrigo contra o vento do deserto, sombra contra o ardor do meio-dia, proteção contra os obstáculos, socorro contra as quedas. Ele eleva a alma, ilumina os olhos, dando saúde, vida e bênção”.(Eclo 34, 19-20)

Você seria capaz de imaginar para que direção estão voltados os olhos do Senhor Altíssimo exatamente agora? Que criatura, grande ou pequena, forte ou frágil, viva ou inanimada,estaria chamando a atenção dos olhos de Deus nesse exato momento?


 A Escritura diz que os olhos cheios de ternura do nosso Pai celestial estão fixos, bem atentos, sobre o coração daqueles que o amam. Se seu coração, mesmo ferido e cansado, ama a Deus, saiba que você está sendo olhado agora mesmo com um amor inimaginável para você.

Sim, certamente, Ele está olhando para você agora, admirando sua alma e tocando o mais íntimo do seu ser.

A Palavra nos diz quantas coisas maravilhosas o Senhor é na vida daqueles que o amam: poderosa proteção (é Ele quem nos defende contra todos os males); sustento (se nos apoiamos nele, jamais sentiremos o chão sair debaixo de nossos pés); abrigo contra o vento do deserto (as tempestades da vida não serão capazes de cegar a visão da nossa fé); sombra no calor (não desfaleceremos no meio do caminho); proteção contra todo obstáculo (com sua ajuda, conseguimos pular todas as muralhas); socorro nas quedas (quão suave é cair apoiado em suas mãos paternas!).

Além de ser nosso socorro e proteção, o Senhor ainda nos promete graças para o corpo e a alma: Sua Graça, Sua Misericórdia, saúde, vida e bênção....

Saúde, na linguagem da Bíblia, quer dizer salvação: equilíbrio, reconciliação, um suprimento para todas as necessidades. Deus nos promete tudo isso, agora e para sempre. É saudável quem permanece na presença de Deus e é por Ele refeito no corpo, na mente e no espírito.


 O salmo 106 nos diz que quando Deus viu que seu povo jazia às portas da morte, enviou a Palavra para curá-lo. A Palavra do Altíssimo revigora as forças da alma, faz renascer a esperança e arranca da morte aquele que estava se destruindo pelo pecado. Esta Palavra se fez carne no seio da Virgem Maria, para nos salvar e curar, e esta é Jesus, a Palavra de Salvação do Pai para nós.

Vida, segundo a promessa do Senhor, é algo abundante, uma participação na própria natureza divina, ou seja: vida verdadeira é ter comunhão com Deus.A maior de todas as bênçãos, segundo o evangelho de São João, é o Espírito Santo, Deus vivendo em nós!

 Portanto, para aqueles que O amam, o Senhor promete: o poder do Sangue curador e salvador de Jesus, comunhão de amor com Seu coração paterno e a alegre presença do Seu Espírito em nós.

Por isso, nas tribulações erga o seu olhar para o olhar do Senhor, que neste exato momento de contempla com Amor.



Oração:

Meu Pai amado, apresento a Ti o meu coração. Tu o conheces, pois todos os dias o tens presente sob Teu olhar de bondade. Sabes como tenho estado ferido, abatido e atribulado por tantas provações. Contudo, Pai, as dificuldades da vida não roubaram o amor que tenho por Ti. 

Meu coração, mesmo machucado, Te deseja e Tem sede de Ti, por isso ajuda-me amar e confiar sempre em Ti. 

Olha agora para mim, mais uma vez, ó Pai. Sede o meu protetor, meu apoio, meu abrigo e amparo. Concede-me, pois preciso tanto, o poder do Teu Espírito Santo e o perdão que está no Sangue de Jesus. 

Quero ser livre agora, ó Pai! Recebo de Ti todo amor  que tanto tenho desejado. Sinto-me seguro em Ti. Obrigado, Pai, por poder Te amar como um filho. Obrigado também porque sei do  Teu amor por mim.. Amém.

Um comentário:

soldados catolicos disse...

SALVE MARIA SEU BLOG JA FOI ESCRITO SO FALTA UM EMAIL PARA CONTATO E VC DIVGA O NOSSO BLOG