Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ADORAR É AGRADECER







Nós muitas vezes já ouvimos várias coisas sobre o que é adoração - mas o que isso é exatamente? Sei que não tenho capacidade para definir algo que é, por essência, tão profundo. Mas tenho a minha definição. Sei que é pobre, mas me ajuda a acolher que a adoração é um mistério maior do que minha frágil compreensão. 




Para mim, a adoração é quando você está ciente de que o que foi dado a você é muito maior do que o que você pode dar. A adoração é a consciência de que, se não fosse pelo toque de Deus, você ainda estaria mancando e sofrendo, amargurado e quebrado. A adoração é o nosso “obrigado” Aquele que nos chamou a vida, é um louvor de gratidão que se recusa a ser silenciado.



Ah, muitas vezes nós temos tentado fazer da adoração uma ciência, algo mais da "cabeça" que do "coração". Nós não podemos achar que a adoração que Deus quer de nós diz respeito somente ao nosso intelecto, a razão ou a atos exteriores.


A adoração vem da integralidade do nosso ser, de toda a pessoa do que adora. É a atitude do que sabe-se dependente mas, ao mesmo tempo, também sabe-se terna e infinitamente amado pelo Criador, e volta-se com todo o ser em louvor.


Adorar é realmente algo de vem de "dentro", é necessidade do coração que reconhece os grandes favores do Criador. A adoração é um ato voluntário de gratidão oferecido pelos que foram salvos ao seu Salvador, pelos que foram curados ao seu Curador e pelos  que foram libertos ao seu Libertador.



Quantas vezes lembramos por dia de agradecer a Deus? Passamos longos períodos de tempo esquecidos da dádiva que o Senhor nos deu ao nos chamar a vida. Se você e eu podemos passar dias sem sentir uma vontade de dizer “obrigado” para Aquele que nos salvou, curou e libertou, então faria bem nos lembrarmos do que Ele fez!Isso chama-se memória de fé. Sem ela, esquecemos os feitos do Senhor, e consequentemente, não o adoramos.


“Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus” 2 Coríntios 4,15.


Deus nota o coração agradecido. Ele pegou um menino pastor chamado Davi que cantava louvores e fez dele um rei. Ele se alegrou com uma pequena jovem chamada Maria, que se disse sua escrava, e que exclamou toda sua gratidão e louvor. Sim, Ele gosta dos corações agradecidos!


Não há sinal de que Deus seja prejudicado se não formos gratos. Mas existe evidência de que somos afetados por nossa própria ingratidão. Quando me fecho a ver a vida como dádiva Daquele que me amou antes mesmo da minha existência, eu mesmo perco o sentido profundo dela.



Mas como agradecer pelas coisas ruins que nos atravessam o caminho da vida? E os dias desastrosos? As horas nas quais não consigo dormir e as horas nas quais não posso descansar? Eu sou grato nessas horas? Jesus era.



Na Sagrada Escritura lemos: “ Na noite em que foi traído, o Senhor Jesus pegou o pão e deu graças a Deus.” (1 Coríntios 11,23). Raramente vemos as palavras “ traído” e “ graças” na mesma frase, e mais raro ainda é ver ambas no mesmo coração. No meio da noite mais escura da alma humana, Jesus encontrou um meio de dar graças ao Pai. E, a gratidão de Jesus tornou-se adoração para o Pai.



Qualquer pessoa pode agradecer a Deus pela luz. Jesus nos ensina a agradecer a Deus pela noite. Ele nos diz, “Você vai sair dessa noite escura!” E sairemos. Agradecer também brota da esperança e da fé que se apoiam no amor para com o Senhor. A confiança em sua bondade nos faz dizer obrigado mesmo quando o peso da cruz nos faz sofrer. Por isso, em alguns momentos a gratidão também é, além de adoração, pronfunda ESPERANÇA.


Talvez você já experimentou dias em que a gratidão não sai tão fácil dos nossos lábios e corações? Mas lembre, a gratidão não vem naturalmente. Auto-piedade, sim. As vezes o que impede a nossa gratidão é o sentimento de que o mundo nos deve alguma coisa, de que devemos ser alvo da gratidão do mundo inteiro. Se você pensa assim, prepare-se. Você nunca será reembolsado! A gratidão muitas vezes só nasce quando sacrificamos o nosso sentimento infrutífero e estéreo de auto piedade.




No fundo, se temos essa sensação, com certeza somos também muito orgulhosos para admitir que nós também somos ingratos.Um homem orgulhoso raramente é um homem grato, pois ele nunca acha que recebe o quanto ele merece. O céu nunca está azul o suficiente, a carne não está cozida o suficiente, o universo não é bom o suficiente para merecer um ser humano como você.



Busque gratidão. O coração grato é como um ímã, analisando o dia, coletando razões para gratidão. Nossa oração deve passar do "preciso disso, Deus!" para "Obrigado, Deus!" 



Veja, quantos motivos há para agradecer: Seus pulmões inalam e exalam onze mil litros de ar todos os dias. Obrigado, Senhor! Pelo pão com café de hoje de manhã, pelo cobertor que nos protege do frio da noite, pelas gargalhadas com os amigos que nos faz relaxar de um dia pesado, pelo sol que nos aquece e que nos lembra do amor de Deus... tantos motivos, tantas ocasiões para simplesmente dizer: OBRIGADO, SENHOR! 



A Gratidão nos deixa olhando para Deus e afastados do que nos causa medo. Ela faz com a ansiedade o que o sol da manhã faz com a névoa do vale: DISSIPA-A!



Imagine que eu lhe convidei para passar o dia dos seus sonhos. Vinte e quatro horas numa ilha paradisíaca com as suas pessoas favoritas, comida e atividades? A única estipulação? Você vai ter que começar o dia com um milésimo de segundo de sofrimento. Você aceitaria minha oferta? Eu acho que sim.


Um momento é nada se comparado a vinte e quatro horas. Comparada à eternidade, o que são setenta, oitenta ou noventa anos? Um estalar de dedos, se comparados ao céu. 



Nós apontamos para o filho doente, as muletas, a miséria, e dizemos, “Isso não faz sentido!” Mas, quanto vimos da criação de Deus? Quanto entendemos de toda a Sua obra? Talvez só o equivalente ao que vemos por um buraco de fechadura. E se a resposta de Deus ao sofrimento requer mais mega bites do que nossos minúsculos cérebros possuem? Como Deus diz em Isaías, "meus pensamentos são maiores que os teus pensamentos".



Permita que Deus conclua a Sua obra. A previsão do tempo é simples. Teremos alguns dias bons. E alguns dias ruins. Mas Deus está em todos os dias. E é por isso que, em todos eles, como Jesus, devemos encontrar mil ocasiões para dizer obrigado a Deus e aos outros, e entender que ADORAR É AGRADECER. 


Está satisfeito com o que tem? Em quê é que está grato hoje? Sente gratidão pelas pessoas à sua volta?

Nos próximos dias desafio-o a trazer para a sua atenção algo que seja profundamente grato. Ao mesmo tempo, tome consciência de que tudo isso é dádiva de um Deus que lhe ama mais do que você pode imaginar .Consegue sentir isso? Esse é o desafio para você.


Há sempre alguma coisa para sermos gratos, deixo-lhe aqui algumas ideias simples que pode fazer para praticar a gratidão:

1. Observe o nascer ou pôr-do-sol.

2. Caminhe na natureza e aprecia a sua beleza e perfeição.

3. Dê um abraço inesperado a alguém que ame ou a um amigo.

4. Envie um e-mail para alguém que precise da sua ajuda.

5. Respire profundamente e sinta o ar a entrar e a sair dos seus pulmões.

6. Diga obrigado mesmo por coisas difíceis na sua vida. Tente ser grato a Deus mesmo na dor.

7. Telefone a alguém e agradeça a pessoa por algo que tenha feito por você.

Com este desafio espero que cada vez mais seu coração cresça neste grande exercício que é agradecer.




um bom dia e uma vida repleta de GRATIDÃO e ADORAÇÃO pra você!

Nenhum comentário: