Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Esta nossa fragilidade... mas nunca desistamos!

 

Uma das experiências mais doloridas e mais frequente que fazemos é a de nossa fragilidade e da fragilidade de tudo o que nos cerca.  Formulamos os melhores propósitos, temos vontade de colocar nossos pés e nossos passos nas trilhas da verdade e da generosidade, mas nem sempre conseguimos nossos objetivos.Quaresma é um tempo de mudança de vida, mas quantas vezes nos deparamos com nossa inconstância em cumprir nossas próprias metas.  
 
Queremos ser fortes, pedimos que o Senhor nos dê o dom da perseverança, e mesmo assim,  nos damos conta  de que quem está de pé pode cair. E quantas vezes caímos!  
 
Num horizonte  mais dilatado, vemos nossas Comunidades  de vida cristã, seja no mundo da família e da sociedade, seja em estilos de vida consagrada e mais religiosa,  se assim podemos nos exprimir,  serem marcadas pela fragilidade. 
Delicadeza de Deus 
A vida é sempre um cair e levantar…É feita de sucessos, mas também de  fracassos…Existe na Sagrada Escritura o relato das quedas de vários personagens, pois a Palavra de Deus não exclui a miséria humana de sua realidade, mas pelo contrário, Deus entra na realidade humana para salvá-la desta mesma miséria.
 
 
Uma das figuras mais proeminentes da história da salvação é, sem dúvida alguma Davi, o menino de Jessé, garoto de olhos azuis e cabelos ruivos, que fora escolhido por Deus, através de  Samuel para ser rei do povo de Deus.  
 
Quando eu era criança gostava muito de ler na História Sagrada  as façanhas desse homem:  valente, corajoso, amigo de Saul,  mesmo sendo rejeitado, amigo de Jônatas, vencedor do filisteu com uma pedra de bodoque, cantor das glórias de Deus com hinos e salmos,  preparador da construção do templo que seria realizada por seu filho  Salomão.  
 
Suas façanhas guerreiras se juntam às delicadezas de seu coração… E no entanto…em sua biografia há ao menos uma página que ele teria gostado de virar,ou  que nunca tivesse sido escrita: Seu envolvimento com a mulher de Urias.
 
Davi  manda Joab e os seus oficiais para a guerra. Fica em casa. Uma tarde, do terraço de sua casa, viu  a mulher de Urias que se banhava. Poderoso como era pede que lhe tragam a mulher.  Era Betsabeia.  “Ela veio e ele deitou-se com ela”. 


 
  A mulher volta para casa. Constata depois que ficara grávida… Davi perde a cabeça… Já estava aturdido com a infidelidade cometida com sua malícia e fraqueza…Vinha agora o incômodo de uma gravidez. O rei treme.  Davi pede que Urias, ,antes de ir viajar vá à casa. Pensava que se envolveria com a mulher e a paternidade do  filho de Betsabeia seria atribuída a Urias. Nada feito. Ele não entra em casa…


E Davi  prepara a morte de Urias segundo o relato.  A leitura de Samuel nos mostra o combate, as mortes  e conclui: “E  morreu também  Urias, o hitita”.  E tudo isso ressoou com  toques de remorso no santuário da consciência do rei de olhos azuis…
 
Um escolhido, um ser ungido, mas cheio de fragilidade. Por toda a sua vida haveria de se lembrar desses seus atos e gestos.  
 
O salmo 50 que recitamos  é de sua autoria. 'Piedade de mim, ó Senhor, segundo o teu grande amor..., em pecados minha mãe que concebeu… fiz o que é mal aos vossos olhos…Aspergí-me e serei limpo do meu pecado”  


Um homem agraciado e, ao mesmo tempo, um pecador. Quantos de nós, em todas as situações da vida cristã, fazemos experiência do pecado, de ações quase vergonhosas que fazemos, de manifestações do pecado que mora em nós.  


Quantas vezes olhamo-nos no espelho e ficamos perplexos de ver a distância que existe entre o santo que as pessoas pensam que somos e a criatura frágil  que existe em nós.  Quanta fragilidade!
 
Ás vezes justamente essa fragilidade nos faz desanimar de esperar no Senhor.Por que não vemos certas promessas de Deus se cumprirem em nossas vidas ?Somos aquela ovelha fujona, que sai do aprisco porque sente-se fraca e rejeitada, e tenta procurar em outros pastos sua felicidade.Somo tão fáceis em nos desesperar e nos precipitar. 

 
Talvez porque nos descuidamos de várias formas ao longo processo de espera da mudança interior que o Espirito Santo opera em nós gota a gota. Justamente por causa de nossa fragilidade e pequenez humana,sempre acabamos cansando de esperar e perseverar. Dizemos: Eu nunca vou conseguir ser fiel.
 
 É no processo de mudança, tantas vezes demorado e cansativo ,que ficamos desanimados e desistimos do caminho de Deus. Tropeçamos nas pedras das dificuldades e achamos que não tem mais volta.Nos vemos derrotados em nossos sonhos de santidade e desanimamos. 
 
O sucesso em qualquer empreendimento que seja,está em aguentar firme,mesmo quando os outros desistem, mesmo quando nossas fragilidades insistem que paremos no meio do caminho.
 
 Acontece que nós não temos paciência e muitas vezes não confiamos em Deus. Sempre queremos gratificação instantânea e se não a temos ,abandonamos nossos ideais,nossos bons propósitos,os projetos que Deus tem para nossa vida,nossa família,e as vezes até mesmo abandonamos nossa vida.
 
 Há um processo que como cristãos precisamos passar independente de nosso nível de fé.Não existem atalhos!  
 
Até mesmo o Cristo,nosso Deus e Senhor,enquanto homem,viveu em tudo na condição de fragilidade humana menos o pecado, e inclusive foi tentado no deserto,quanto mais a nós ,pecadores por natureza,humanos e frágeis, não passaremos por dificuldades? 
Mas estas dificuldades tem que ser transformadas em motivações para nossa vida,pois aquele que espera no senhor não será confundido  Sl 24(25)3.Ele nos sustenta a cada passo com suas mãos de Pai. 
 
São Paulo nos diz:“... Se não desanimarmos,colheremos no tempo certo” Gl 6,9  A perseverança é a etiqueta de preço da realização em Deus. “...Colheremos no tempo certo...acreditemos!
 
O que importa é ter o olhar regenerador do Senhor  sobre  nossa fraqueza. Não somos deuses… somos criaturas frágeis,  embora  revestidos de boas intenções.Sempre há uma esperança, porque Deus é fiel conosco.  

 
Somos fracos que nos tornamos fortes na fraqueza- força  de Cristo que deu sua  vida pelos seus na cruz.  Precisamos nos levantar…Digamos com CONFIANÇA: "Piedade, Senhor, pois eu pequei contra vós"… A tragédia seria não acreditarmos no poder da misericórdia de Deus.

 
Sim, levantamos, e voltemos para o nosso Pai!
Deus nos ama, por isso nos espera de braços abertos para acolher nossas fragilidades, TODAS ELAS...corramos para os braços do nosso paizinho...

 
Lembremos que por traz de cada pedra do nosso caminho Deus esconde um diamante, e cobre a fragilidade de nossa pequenez com a força de sua Grandeza. Por tanto, enxugue suas lágrimas...Você NUNCA ESTÁ SOZINHO, apesar de suas fraquezas!

Deus abençoe você

Nenhum comentário: