Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

JESUS E O HUMANO AMOR DE DEUS: Uma meditação sobre a humanidade de Jesus


Existe uma canção bem antiga que me toca bastante. Ela diz:

"O Verbo virou gente, e habitou entre nós
cheio de graça e de verdade
E vimos sua Glória
Como a do Pai"

Toda vez que escutei essa canção me chamou a atenção o termo, "virou gente" em vez de "fez-se carne", o que me fez meditar no que é ser gente, ser humano. Jesus tornou-se homem de uma maneira completa.Jesus, o Filho de Deus, foi revestido de carne! Jesus era,
é, e sempre será o Filho de Deus; mas no momento de seu nascimento, Ele Se tornou o Filho do homem.



Seu nascimento não foi o marco da Sua origem, mas apenas Seu aparecimento como homem no palco do tempo. Jesus, em sua Encarnação, foi o ponto de encontro da Eternidade com o tempo, a combinação perfeita da Divindade com a humanidade, a junção do Céu e da terra. Ele consentiu em não simplesmente nascer, mas ser totalmente humano, de modo que pudesse morrer. Sendo Deus, Ele Se tornou homem. Ele era o Filho de Deus, mas tornou-Se o Filho do homem.


São João escreveu que “o Verbo se fez carne, e habitou entre nós” (Jo1,14 aEm outras palavras, Deus tornou-se homem; o Divino Filho tornou-Se um judeu; o Todo-poderoso apareceu na terra como um indefeso bebê humano, incapaz de fazer mais do que ficar deitado em Sua cama, olhando fixamente, retorcendo-Se e balbuciando como qualquer criança. 


Ele precisava ser alimentado, precisava que Suas roupas fossem trocadas por alguém, e precisava aprender a falar como qualquer outra criança. Isso não era uma ilusão ou uma decepção; a primeira infância do Filho de Deus era uma realidade. Quanto mais se pensa
nisso, mais assombroso se torna. É por causa da descrença – ou pelo menos a fé inadequada – na encarnação que as pessoas têm dificuldades de entender as verdades reveladas nos Evangelhos. Uma vez que a encarnação é aceita como uma realidade, as outras dificuldades são superadas

Quantas vezes nós, quando falamos "não sei se isso é na minha humanidade", sempre expressamos o termo humanidade sob um aspecto negativo. Mas sempre vi essa palavra como uma das grandes características de Jesus. Humanidade no melhor que essa palavra evoca.Eu tenho como referencial de humanidade Jesus e nele quero ficar, pois quero, como pessoa, ser parecido com Ele. 

A proposta de Jesus, antes de ela ser sobrenatural, é natural. É uma proposta de que sejamos verdadeiramente gente, humanos conosco mesmos, para ai entendermos como é que Deus ama, como Deus age, e ai sim, nos parecermos, em nossa humanidade, parecidos com Ele. Jesus tem um jeito muito peculiar, muito especial de olhar para o ser humano. 



Quando o Filho de Deus veio como homem a Terra há mais de dois mil anos atrás, encontrou um complicado sistema político, pessoas orgulhosas e grupinhos que só tinham interesses pessoais diante de seus olhos. Com certeza tudo isso deve ter marcado o coração tão amoroso de Cristo. Mas diante de toda esta situação de sua época, Jesus nunca desistiu de amar, de ser plenamente humano na simplicidade de seus atos cotidianos.


Foram 33 anos de sua vida terrena, dos quais 30, viveu ocultamente, no trabalho simples de cada dia. Imagino quanta grandiosidade Jesus passava fazendo coisas pequenas, porque as fazia com um imenso amor. A Obra da redenção humana culmina na Cruz, mas com certeza foi iniciada na simplicidade de Nazaré. 



Jesus redimiu nossa vida cotidiana, espalhando seu Amor em cada pequeno trabalho, em cada palavra, em cada olhar. Um Deus que trabalhou, se cansou, se alegrou, descansou como um homem comum. 

Jesus com seu jeito simples de ser Homem revelava aos corações seu jeito amoroso de ser Deus.Um Deus que amou e amou até o fim.Deus se faz homem em Jesus, e nos mostra o ser humano que Ele sempre quis que fossemos.Por isso a proposta de Jesus é tão fantástica, tão bonita.Ela tem o poder de mudar o mundo sabe por quê? Porque quando a proposta de Jesus é aplicada, as pessoas ficam mais amáveis, generosas, pacientes, humildes, tolerantes, solidárias, fraternas, ou seja, mais HUMANAS.


Quando Deus entra em nossa vida , a primeira coisa que Ele faz é modificar nossa forma de olhar para as pessoas e para nós mesmos. E quando isso acontece , quando o nosso olhar se torna semelhante ao olhar de Jesus, naturalmente nosso comportamento será parecido com o Dele também, porque Ele se torna o nosso referencial de sermos gente. Nosso jeito de olharmos para as pessoas, nosso jeito de sermos humanos será à partir da humildade e da simplicidade Dele.

O caráter de Jesus nos leva a olhar para o outro e enxergá-lo como um ser humano, digno se ser amado e respeitado.E ai de que valeria nosso cristianismo se nos não soubermos viver com serenidade, se não olhamos para aqueles que estão ao nosso redor com respeito, com amor com carinho, como fez Jesus. 

 

Jesus nos ensina com o exemplo de sua vida, que Deus é totalmente dedicado ao ser humano, ao ponto de entregar a morte e receber o salário dos pecados da humanidade, esta desfigurada, sobre si mesmo.

Morrer na Cruz como um malfeitor demonstrou que Jesus desceu até o limite dos abismos humanos para levar a luz cálida de sua Misericórdia a humanidade caída por suas próprias más escolhas na escuridão do desespero.Jesus, levou humanidade onde nós havíamos nos desumanizado, levou esperança onde nós mesmos havíamos decretado um ponto final.




Ele Se submeteu à morte. Sem se submeter à morte, Ele não poderia ter sido plenamente humano. Ele se identificou completamente com o homem. Submeteu-Se ao pior tipo de morte, morte numa cruz. Eu não quero morrer sofrendo. E você? Neste sentido, não somos como Jesus. Ele Se submeteu a uma morte torturante e dolorosa – de vontade própria, voluntariamente e sem coerção, assumindo todo o sofrimento humano em sua totalidade.


Jesus, o Homem-Deus, tornou Santo o que antes era maldito.Fez da sua cruz o seu altar, onde Ele mesmo foi o Sacerdote e a Vítima.O Altar cruento da cruz foi o lugar escolhido por Deus para a nossa remissão, para a nossa reconciliação com nossa própria humanidade decaída e com o Amor Misericordioso do Pai. A Cruz foi o lugar onde o Homem-Deus morreu para que o direito à VIDA nos fosse restituído em plenitude.Outrora, éramos escravos do pecado, mas com Jesus, pelo seu Santo Sacrifício da Cruz, fomos libertos.




Jesus, do alto da Cruz exclamou:TENHO SEDE! Como disse uma vez Santa Teresinha, não era sede de água que reclamava o Filho de Deus. Era uma sede de vidas…Sede de almas…Sede dos que se encontram no pecado…Sede dos que se encontram caídos e abatidos!

Por isso se Deus amou sua humanidade até o extremo de assumi-la e redimi-la na Cruz, assuma a Graça que hoje Jesus dá a você de ser HUMANO no melhor sentido que essa palavra adquiriu quando Ele se fez Homem e nos mostrou como sê-lo também.

Bom dia a todos!

Nenhum comentário: