Poderíamos classificar as orações em níveis diferentes, tendo cada um deles um foco principal: Deus, nós e os outros. Dentro de cada um desses níveis há diversos tipos de oração e estes são, podemos assim dizer, partes integrantes da oração humana, e que se alternam dentro do coração humano em seu diálogo com Deus. Estes tipos de oração são:
1 – Deus como o centro das nossas orações
Há orações que são dirigidas a Deus, visando Deus mesmo, o que Ele é, o que Ele faz e o que Ele nos tem feito. Outra coisa não buscamos, senão apresentar-Lhe nossa gratidão, louvor e adoração. Dentro deste nível temos três tipos de oração:
1° - Ação de Graça – A expressão do nosso reconhecimento e gratidão a Deus pelo que Ele nos tem feito. Basicamente é a oração que expressa gratidão a Deus por todas as graças e por todas as coisas que Ele, em seu amor infinito, nos concede. Também é um oração de gratidão profunda por toda gratuidade com a qual Deus nos cumula de suas bençãos.
2° - Louvor – A oração de louvor é um passo além das ações de graça. São expressões de louvor a Deus pelo que Ele faz. Louvar é reunir todos os feitos de Deus e expressá-los em palavra. Numa atitude de exaltação e glorificação ao Seu Nome, que é digno de ser louvado.
3° - Adoração – O tipo de oração que exalta a Deus pelo que Ele é. É a entrada no Santo dos Santos para responder ao amor do Pai. Ali nada fala do homem, mas dEle. É o reconhecimento do que Ele é. É a resposta do nosso amor ao amor Divino. É a renúncia da vontade própria através do abandono a Vontade de Deus e do nosso entendimento da confiança em Deus. É fazermos com Moisés, e tirarmos as sandálias das nossas vontades e interesses pessoais e estarmos diante do único necessário, adorando-o por que Ele é: Santo, Santo, Santo...
2 – Nós mesmos como o foco das nossas orações
Aqui vamos a Deus para apresentar necessidades pessoais. Embora falando com Deus, o foco da atenção é a satisfação de nossas necessidades. Vamos a Deus em busca de uma resposta para a alteração de alguma circunstância em nossa vida. Nesse nível temos também três tipos de oração:
1° - Petição – É “um pedido formal a um poder maior”. É a apresentação a Deus de um pedido, visando satisfazer uma necessidade pessoal, tendo como base uma promessa de Deus. Nesse tipo de oração já temos o conhecimento de qual é a sua vontade, pelo que o pedido será feito pelo dom da fé. Com a certeza da resposta, antes mesmo da sua manifestação, de acordo com o que Jesus nos diz no Evangelho de São Marcos 11,24.O importante neste tipo de oração é que sempre abandonemos nosso querer a Vontade Divina e desejemos nos conformar a ela. Mas como pobres e necessitados, devemos pedir nossas necessidades com confiança filial a nosso Pai do Céu que nos dá o que precisamos.
2° - Conformação– É uma atitude de submissão à vontade de Deus. Essa oração é para as ocasiões em que a vontade de Deus se nos apresenta muito difícil ou até mesmo nos é desconhecida Exige espera e inteira disposição de conhecer e seguir a vontade do Pai.Esta oração foi feita por Maria Santíssima quando disse: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo Vossa Palavra."(Lc 1, 38).Também quando conformou-se a Vontade do Pai, vendo seu Filho morto na Cruz. Lá foi seu maior ato de conformidade a Vontade de Deus, que a fez Co-redendora, por ofertar ao Pai o sacrifício de seu Filho amado.Esta oração não é mero conformismo, mas uma atitude de profunda fé e abandono nas mãos do PAI: Em meio a dor e a não entendermos a Vontade de Deus dizemos: Pai, não te entendo, mas mesmo assim confio em Ti".
3° - Entrega – É a transferência de um cuidado ou inquietação para Deus. É lançar o cuidado sobre o Senhor, com um conseqüente descanso. Essa oração é feita quando um cuidado, um problema ou inquietação nos bate à porta e está acima do que possamos fazer. Este deve ser um ato de abandono depois que tenhamos feito todo o possível da nossa parte, e entregamos aquilo que não está em nosso poder realizar para Deus. É um ato de profunda fé e confiança na ação de Deus.É nos darmos a nós mesmos a Deus sem reservas.
3- Os outros como foco das nossas orações –
Esta é a oração de intercessão, onde esquecemos de nos mesmos e nos colocamos para pedir pelas necessidades dos outros. Aqui vamos a Deus como sacerdotes, como intercessores, levando a necessidade de outra pessoa. Nosso motivo primeiro é ver as circunstâncias alteradas na vida de outrem. Esta é a oração de intercessão. Interceder é colocar-se no lugar de outro e compadecer-se de suas dores diante de Deus, implorando a Ele o seu favor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário