Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Brasão do Papa Francisco e seu significado




A estrela do brasão papal significa Maria, as iniciais "IHS" representam os jesuítas e a flor é o símbolo de São José

O Vaticano divulgou no dia 18 de março de 2013 o brasão do papa Francisco, eleito sucessor de Bento XVI, no último dia 13. O lema é: “Com misericórdia o chamou”, inscrito em latim ("Miserando atque eligendo"), referindo-se à sua eleição pelo conclave. O brasão tem as cores azul, vermelho, preto e amarelo, além do branco. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que o brasão é “simples” e simboliza Jesus, Maria e José.


O escudo é azul e com símbolos da chamada dignidade papal, os mesmos do antecessor Bento XVI. Também traz a mitra disposta entre chaves cruzadas de ouro e prata ligadas por um cordão vermelho. No topo, está o emblema da ordem de origem do papa: a Companhia de Jesus (os jesuítas), um sol brilhando com as letras em vermelho IHS – o monograma do nome de Jesus Cristo.

Em cima da letra H, há uma cruz na ponta, e abaixo dela três pregos em preto. Na parte inferior do escudo, estão uma estrela à esquerda e uma flor de nardo (na cor branca) à direita. A estrela, de acordo com a antiga tradição, simboliza a Virgem Maria, a mãe de Cristo e da Igreja, enquanto a flor de nardo mostra São José, patrono da Igreja Católica Apostólica Romana.


Na tradição hispânica, São José é representado segurando um ramo de nardo natural. Ao colocar essas imagens em seu escudo, segundo o porta-voz, o papa Francisco quis demonstrar sua devoção especial à Virgem Maria e a São José. Francisco manteve, em parte, o escudo usado por ele quando era arcebispo de Buenos Aires, na Argentina.

Nenhum comentário: