Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Perdão de Deus: Amor que nos recria




É totalmente impossível perdoar sem amar. O amor leva ao perdão e o amor leva a perdoar.O pecado, no seu âmago, prejudica o nosso relacionamento com Deus e uns com os outros. O pecado é a corrupção de todo o ser, uma situação que resulta unicamente em conflito e agitação no íntimo de nós mesmos e com os outros.

O relacionamento de Oseias com sua esposa, mostra o relacionamento de perdão entre Deus e nós.Nos termos da letra da lei, Oseias podia tê-la apedrejado até à morte; em vez disso, trouxe-a de volta para continuar a viver como sua esposa.

Esta é a diferença fundamental entre a lei e a graça: a lei exige a morte do transgressor; a graça concede o perdão. Isto chama-se justiça e misericórdia de Deus. Justiça porque Cristo morreu pelo pecador arrependido, misericórdia porque Jesus morreu para perdoar o pecador arrependido.Poucos tomam em consideração o que o pecado causou ao nosso Criador. Deus, ao escolher nos amar, entrou no âmbito do sofrimento humano.  

De certa forma podemos dizer que Deus, ao nos amar, experimenta o sofrimento. O coração de Deus sofre por nós, pelos nossos erros que prejudicam unicamente a nós mesmos. É sofrimento de Amor, que não pensa em Si, mas Com+padece-se de nós, ou seja,sofre conosco e por nós! 

Em Jeremias assim diz o Senhor: " É o teu proceder, são os teus atos que te acarretam estas desgraças. Eis o fruto de tua malícia, uma amargura que te fere o coração. Minhas entranhas, minhas entranhas! Sofro! Oh, as fibras do meu coração! O coração me bate, não posso me calar." (Jer 4, 18-19).

Em Jeremias também lemos este sofrer de Deus em relação a nós: "Não é, porém, Efraim, filho querido, eternamente amado por mim? Todas as vezes que falo contra ele, mais viva se torna em mim a sua lembrança. E meu coração se comove ao pensar nele. Terei compaixão dele - oráculo do Senhor." (Jer 31,20).
           
O homem pode mudar a sua relação para com Deus, optando de livre e espontânea vontade,  por colocar-se fora do contexto de Seu plano de Amor, mas Deus jamais muda Seus propósitos benevolentes com relação ao Homem. Deus é Amor que não se cansa de Amar, por isso jamais mudará conosco. Deus constante, que vence nossa dureza com a Ternura e perseverança de Sua Misericórdia que sempre está a nos esperar no caminho de volta. (Lc 15, 11-32)

Em Isaías estas expressões vindas do Coração de Deus: "Pois bem, justifiquem-se, diz o Senhor. Se vossos pecados forem como o escarlate, tornar-se-ão brancos como a neve! Se forem vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã!"

O perdão divino vai muito além do que simplesmente declarar alguém inocente. O perdão de Deus não só remove a condenação, como oferece a Graça  para que o pecador não continue na prática do pecado.

O perdão tem haver com a transformação do interior. Deus, ao nos perdoar não somente nos declara livres de toda a culpa que nos pesa, mas Ele mesmo vem ser o agente de nossa libertação interior.O perdão não é somente necessário para eliminar a culpa por estarmos manchados. O perdão de Deus, vai além. Ele transforma nossa realidade, sendo assim Recriador, restaurador de nosso ser por inteiro.

O Perdão de Deus nos limpa da sujeira deixada em nós pelo pecado mas também age em nossa transformação  interior, como resultado da atuação do Espírito Santo na vida humana, nos capacita a viver segundo Seu Amor.

Deus está constantemente a nos chamar a voltarmo-nos para Ele. Em Isaias nos diz: "Renuncie o malvado a seu comportamento, e o pecador a seus projetos; volte ao Senhor, que dele terá piedade, e a nosso Deus que perdoa generosamente." (Is 55,7).

Que promessa maravilhosa! Deus é generoso em perdoar! 


Sim, temos um Pai compassivo que está ansioso para nos perdoar. A parábola do filho pródigo, registrada em Lucas, capítulo 15 confirma essa verdade. Mesmo possuindo riquezas e conforto, o filho mais jovem pediu ao pai sua parte da herança e saiu em busca de prazeres numa terra distante. 

Tendo gastado toda a sua fortuna foi abandonado pelos próprios amigos na mais completa miséria. E enquanto cuidava de porcos se alimentava da comida deles e lembrava de quantos empregados na casa do pai estavam em melhores condições. Então decidiu o que haveria de dizer ao pai e tendo se levando partiu em direção à casa paterna.

No versículo 20 está a atitude do Pai para com o filho pródigo. “E quando ainda estava longe, seu pai o viu, e movido de íntima compaixão, correndo lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.” 

É assim que Deus promete tratar a todos nós que nos extraviamos nos caminhos do pecado.

Em Jeremias 31,3 temos outra declaração maravilhosa: “Com amor eterno te amei, com bondade te atrai.”


O filho pródigo caiu aos pés do pai e reconheceu ser indigno de ser tratado como filho. Pede para ser recebido como empregado.

Mas o pai não só perdoa, purifica e também ordena que a condição do filho seja transformada. Vestes, anel e uma grande festa marcam o retorno ao lar. E é assim que Deus quer fazer conosco. Ao aceitarmos Seu convite e nos aproximarmos dEle como somos e estamos, o infinito amor do Pai nos oferece o perdão, purifica e nos transforma.

Não esqueça disso. Deus quer jogar todo o teu pecado nas profundezas do mar da sua Misericórdia Infinita (Miquéias 7,19) e oferecer uma vida renovada pelo Seu Amor e pelo Seu Perdão. É só querer. É só aceitar agora.





Bom dia para você que é renovado agora pelo perdão de Deus! Lancemo-nos em seus braços, agora! 

Nenhum comentário: