Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Quaresma: qual a nossa atitude?

Já começamos o tempo Quaresmal  e é hora de reavaliar a nossa vida e os nossos propósitos durante este tempo que caminhamos, assim como avaliar a nossa vida frente às metas que buscamos atingir!Nesta quaresma, mais do que focar em qual tipo de penitencia vamos fazer, se vamos deixar de tomar certo refrigerante ou de comer chocolate, devemos focar em algo que nos faça mudar nossas atitudes!


 
Se focássemos em uma virtude, como por exemplo, a paciencia, e buscássemos vivenciá-la durante a Quaresma, com certeza no final deste quarenta dias estaríamos bem exercitados nesta virtude. Quaresma não é um tempo de dieta física, mas espiritual! Mesmo se deixamos de comer algo que nos agrade, isso deve nos levar à uma mudança interior!

           A cada quarta-feira de Cinzas fazemos inúmeros planos de mudança de vida, de nos dedicarmos à oração, ao jejum, à penitência, de sermos vigilantes... Mas muitas das vezes nós não conseguimos cumpri-los, porque nos deixamos levar por nosso “querer”, e aí percebemos o quão fracos de vontade nós somos!

 
            Freqüentemente nos vemos traçando planos: alguns organizam as atividades do dia, da semana, do mês, do ano, outros já têm a vida planejada até a aposentadoria... Sonhamos com tanta coisa, idealizamos tanto, mas na grande maioria das vezes não concretizamos estes propósitos, porque nos deixamos levar por nosso comodismo, por nossas vontades “mimadas” e não damos o passo concreto para realizar este sonho, ou seja, vivemos sem alcançar nossas metas!
Sonhar e querer algo é importante, mas isso não basta quando se trata de nossa realização. É hora de traçar metas e caminhar! Para se atingir um objetivo é necessário dar o primeiro passo, e então o segundo, o terceiro e assim sucessivamente, até se chegar ao fim, alcançando aquela meta traçada! Só cumpre uma jornada aquele que atravessa a linha de chegada!

Nos caminhos do Senhor acontece da mesma forma, se nós queremos caminhar com Ele, mas não assumimos propósitos verdadeiros e nos empenhamos em caminhar, ficamos “vagando” por aí ou então estáticos, sem chegar a lugar algum! 
Por vezes caminhamos com Deus, por vezes caminhamos com o mundo e acabamos entrando na onda do “deixa a vida me levar”. E assim vamos sendo conduzidos pela maré, que na grande maioria das vezes banha apenas a areia da praia, mas não nos leva para as águas mais profundas da intimidade com Deus!

Seguir ao Senhor não é fácil, Ele mesmo nos disse que teríamos de passar pela Cruz: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me!". (Mt 16,24)
Mas não tenho dúvidas que vale a pena fazer propósitos com Ele e ir adiante para cumpri-los. N’Ele repousa nossa verdadeira realização, pois "São felizes as vidas que se consumirem no serviço da Igreja", nos ensina a grande doutora Santa Teresa d'Ávila.

“Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra...” Col 3, 1-2


O Céu deve ser a nossa meta, o nosso ponto de chegada e para alcançá-lo temos que dar passos firmes na fé desde já! É o principal propósito que temos que assumir conosco e com Deus! Ele nos quer juntos d’Ele, basta que caminhemos no rumo certo, na certeza de que “nós estamos neste mundo, mas nós não somos daqui”, viemos do céu e para lá vamos voltar!

Caminhemos decididos...
Deus os abençõe!
Sob a intercessão de Maria e unidos ao Coração de Jesus!

à pedido de Adriano...tamu junto!

Nenhum comentário: