Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Completamente humano, completamente Divino...

Os anjos viram Maria trocar as fraldas de Deus. O Universo assistiu maravilhado ao Todo-poderoso aprender a andar. Crianças brincam com Ele na rua. Se o chefe da sinagoga de Nazaré soubesse quem estava ouvindo seus sermões...



Por trinta e três anos Ele sentia tudo o que eu e você sentimos. Ele se sentiu fraco. Seus pés doeram. Teve medo do fracasso. Seus sentimentos foram feridos, Ficou cansado. E sua cabeça doeu.



Pensar em Jesus por esse ângulo é...bem, parece quase irreverente, não é? Não é algo que gostamos de fazer; é incômodo. É muito mais fácil manter a humanidade de fora da encarnação, como que queremos tirar o esterco em volta da manjedoura, limpar o suor do seu rosto, fingir que Ele nunca arrotou, assoou o nariz ou nunca acertou o dedo com o martelo.

Mas não façamos isso! Deixemos que Ele seja tão humano quanto quis ser. Contemplemos Ele assim, tão pequeno como seu Amor o fez...por nós, no meio da sujeira e da lama de nosso mundo. Pois somente estando onde nós caímos Ele pode nos tirar dali.



A cidade de Nazaré fica num cume. Certamente nenhum menino nazareno resistiria a um passeio até a borda para olhar para o vale logo abaixo.Sentado duzentos metros acima do nível do mar, o jovem Jesus podia examinar o mundo que criara.



Flores silvestres na primavera. Poentes maravilhosos. Pelicanos voando logo acima do ribeiro de Qimsom e seguindo-o até o mar da Galileia. Grama salpicada de tomilho aos seus pés.Campos e figueiras à distância. Será que esses momentos não inspiraram palavras posteriores? "Vejam como crescem os lírios do campo" (Mt 6,28) ou "Olhai as aves do céu" (Mt 6,26). As palavras de Jesus Mestre nasceram nos pensamentos do Jesus menino.

Ao norte de Nazaré ficam as colinas de Naftali, coroadas de vegetação. Ao lado de uma delas situava-se a vila de Safed, conhecida na região como "a cidade colocada sobre a colina". Será que Jesus estava pensando em Safed quando disse "Não se pode esconder uma cidade cituada sobre o Monte" (Mt 5,14)?

Jesus carpinteiro, fabricante de jugos(peça de madeira usada sobre os ombros do boi), mais tarde explicou: "O meu jugo é suave" (Mt 11,30).

"Jesus entrou para a vida pública com cerca de trinta anos de idade" (Lc 3,25). Para entrar na vida pública você precisa deixar a vida privada. Para mudar o mundo, Jesus precisou deixar o seu mundo.



Precisou dar um beijo em Maria. Fazer uma última refeição na cozinha com sua Mãe, dar uma última caminhada pelas ruas de sua terra. Será que Ele subiu uma das colinas de Nazaré pensandoi no dia em que teria que subir uma outra montanha, a do Calvário?

Ele sabia o que iria acontecer. Jesus deixou Nazaré pensando em mim e em você!


"Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de escravo, tornando-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz" (Fp 2,7-8)

Cristo esvaziou-se a si mesmo! Ninguém em Nazaré o reconheceu como o Filho de Deus. Ele não se destacou dos demais por sua glória ou aureola. Os compatriotas o conheciam como o carpinteiro. Sua posição não lhe concedeu nenhum reconhecimento.

No grande salto que foi a Encarnação, Jesus abandonou os provilégios celestiais e revestiu-se das dores terrenas.


Quando Deus decidiu revelar-se, Ele o fez(surpresa das surpresas)por meio de um corpo humano.A língua que chamou Lázaro para fora do túmulo era uma língua humana. A mão que tocou o leproso podia estar suja da terra do caminho. Os pés sobre os quais a mulher chorou seus pecados deviam ter calos e estarem sujos de barro. E suas lágrimas - ah!, não se esqueça de suas lágrimas! - vieram de um coração tão partido quanto o seu ou o meu às vezes fica.



Por isso ao solitário Jesus diz: "Eu já passei por isso", ao desanimado, Cristo balança a cabeça e murmura:" Já passei por isso!".
As mãos que seguraram as estrelas no céu também limparam as lágrimas da viúva e do leproso.

Ele, Deus Eterno, feito Homem. Contente por ser conhecido como Carpinteiro. Feliz por ser confundido com o jardineiro. Ele serviu seus seguidores lavando-lhes os pés. Ele nos serve, fazendo o mesmo a nós.


Deus, completamente humano, completamente Divino! A cada manhã Ele nos concede beleza. A cada domingo Ele nos chama a sua mesa. A cada momento Ele está presente em nosso coração, querendo nosso amor humano...sim, humano, como Ele se fez.

Uma santa quaresma!

Nenhum comentário: