Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

domingo, 21 de junho de 2009

DOUTRINA ESPIRITUAL DA BEM-AVENTURADA ELISABETE DA TRINDADE






É através de suas cartas que conhecemos a espiritualidade de Elisabete da Trindade, formada por três elementos básicos.

1º elemento - É fundamental sair de si mesmo. Ela ensina a libertar-se de tudo que possa nos prender. Esquecer-se de si mesmo "para fixar-me em vós", dirá Elisabete. A alma mais livre é aquela que se esquece mais de si mesma. Por isso, é necessário purificar a nossa vontade, trabalhar a nossa vontade.

2º elemento - Atrair as almas para o recolhimento, o silêncio interior. O silêncio é a maior expressão da contemplação. É por ele que se chega à unidade de todo o nosso ser e a unidade de nosso ser com Deus. É no silêncio interior que se vive a intimidade com as três pessoas divinas.

3º elemento - Ir a Deus pela fé; ser louvor de glória, como era o seu lema. Ser louvor de glória é ser uma alma que permanece em Deus; é estar com Deus num profundo silêncio. O sofrimento também canta os louvores, sempre em ação de graças. Ser louvor de glória é ser uma alma que canta sempre.

Elisabete, por ser tão intimamente unida a Deus Trinitário, irradia Deus. Não precisa de palavras, basta a sua presença e tudo se explica. Por isso, o apostolado de Elisabete era a sua própria vida de união com Deus.

Irmã Elisabete é uma alma que se transformou dia a dia no mistério trinitário. Enamorada por Jesus Cristo, que é "seu livro preferido", eleva-se à Trindade, até que "Elisabete desaparece, perde-se e se deixa invadir pelos Três". "A Trindade: aqui está nossa morada, nosso lugar, a casa paterna de onde jamais devemos sair… Encontrei meu céu na terra, posto que o céu é Deus e Deus está em minha alma. No dia em que compreendi isto, tudo se iluminou para mim".

"Crer que um ser que se chama Amor habita em nós a todo instante do dia e da noite, e nos pede que vivamos em sociedade com Ele, eis aqui, garanto-vos, o que tem feito de minha vida um céu antecipado". Amou intensamente sua vocação carmelita e também amou e imitou a "Janua Coeli", como chamava Nossa Senhora. Andou a passos largos no caminho da perfeição. Faleceu no dia 9 de novembro de 1906, vítima de úlcera estomacal, sussurrando, quase cantando: "Vou à luz, ao amor, à vida".

ORAÇÃO:

Deus, rico em misericórdia, que revelastes à beata Elisabeth da Trindade o mistério de vossa presença escondida na alma do justo, e dela fizestes uma adoradora em espírito e verdade, concedei-nos, por sua intercessão, que também nós, perseverando no amor de Cristo, mereçamos ser transformados em templos do Espírito de Amor, para louvor de vossa glória. Amém.

Beata Elisabeth da Trindade, rogai por nós!

Nenhum comentário: