Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Natal: Tempo de Alegria para todo o povo


Estamos ainda no tempo do advento, mas aproxima-se o Natal do Senhor.A Palavra nos diz:

“... Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura...” (Lc 2, 1-14).

Somos encorajados por uma notícia alegre transmitida pelo anjo aos pastores de Belém.

Está em nosso meio Aquele que desde a sua pobre manjedoura, ao lado de sua mãe, a Virgem Maria e de seu pai adotivo São José, já é reconhecido como o “Cristo Senhor”, o Salvador.

Cumprem-se com a natividade do Senhor, na cidade de Belém, a casa do pão, todas as profecias do Antigo Testamento.

O nascimento de Jesus não é só um fato do passado. É mais do que isto. É uma realidade salvífica. É, portanto, Evangelho,Boa Nova, uma notícia feliz! Realidade sempre nova, sempre perene.

Esta boa e feliz notícia está sobreposta à triste situação do povo no tempo do exílio do antigo Povo de Deus.

E porque não dizer de nossa triste situação hoje também. Às vezes temos a impressão que a história se repete, somente com roupagem diferente. Vivemos sim um verdadeiro exílio, tempos difíceis, duros, de grandes provações, tempos da expulsão de valores humanos e cristãos, de lastimável crise não só no setor econômico mundial, mas também na vida ética, política, moral, e principalmente espiritual na humanidade como um todo.

Existem crises de referências, de identidade, de desagregação familiar, de banalização do sagrado, de confusão religiosa. Espalha-se a cultura de morte, lideranças políticas que até então eram tidas como sérias e confiáveis, defendem posições abortistas em nome da dignidade e da liberdade de escolha da mulher e de uniões ilegítimas.

Jovens são destroçados pelas ilusões das drogas, do sexo livre e pelo mau uso irresponsável da internet e ninguém está livre da alarmante violência que campeia solta nas ruas e praças do campo ou da cidade, nas favelas e periferias ou mesmo entre os mais belos prédios nas cidades de praias, como a nossa, por exemplo, e centros urbanos.

Não sabemos mais em quem confiar. Parece não mais existir homens e mulheres de palavra e plenamente confiáveis, dignas de crédito.

Mas, se fossemos continuar essa lista iria longe... Todavia, hoje para nós é Tempo de Esperança,o "Kairós", a revelação do Emanuel, do Deus conosco, a festa da natividade Daquele que nos faz ir mais longe do que todas as tristes realidades que descrevi.

Norteados pela fé sabemos que só Jesus é o caminho, que somente Nele a verdade pode ser encontrada e que só em sua pessoa existe a vida, plena do seu mais belo e profundo sentido e fundamento. Em Jesus a salvação aparece em seu aspecto de luz, de alegria, de paz. O divino se faz humano, sem, contudo deixar a divindade. Jesus Homem-Deus verdadeiro.

Jesus é o ápice da revelação que Deus fez aos homens, Ele é a irradiação da glória de Deus e imagem visível da substância do Pai. Para usar as palavras do profeta Isaías “... Ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas.” (Is 9 5-6).

Por isso o seu nascimento é um anuncio de grande alegria.

Nesta ocasião santa, desse momento singular, preparado pelo período do advento, convido-vos a uma renovada adesão a Cristo, conclamo-vos a uma abertura cada vez maior a vontade de seu coração ferido e machucado por causa do amor, em sua entrega livre e amorosa somos convidados a fazer a nossa entrega.

A data de celebração do Natal, marcada pela Igreja no dia 25 de dezembro, ocasião em que, na antiguidade, se celebrava segundo os ritos pagãos a festa do deus sol, e cristianizada posteriormente, está bem próximo do término do ano cívIl.

Tão logo nos adentraremos em 2011. O que significa dizer que um novo tempo se descortina diante de nós.

O novo ano carrega também suas surpresas e seus mistérios, pois nem tudo sabemos. Diante dessa realidade precisamos ser anunciadores de seu Reino, convocados a sermos portadores de paz, de alegria, de esperança, sinais do amor de DEUS em meio ao mundo e instrumentos de salvação.

A cada um de vocês, queridos (as) irmãos (ãs), e as suas famílias desejamos, de coração, um Feliz e Santo Natal e um ano novo repleto das realizações de Deus em seus dias.

Com orações de todos os Filhos da Misericórdia de Jesus Salvador

Nenhum comentário: