Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

sábado, 14 de maio de 2011

Maria, Mulher de fé...



Nós estamos muito acostumados à imagem de Maria vencedora, Rainha, Nossa Senhora, aquela que tem a lua sob os pés e na cabeça uma coroa. Essa visão linda dela na glória de Deus as vezes nos impede de enxergar que, antes de ser qualquer uma dessas coisas, ela era uma criança, que virou uma moça e depois uma mulher. Era Maria. Simplesmente Maria. De títulos, ela carregava, no máximo, o nome de sua cidade. Era pura e simplesmente Maria de Nazaré.

Uma pessoa como qualquer um de nós. De carne e osso. Alguém que tinha um dia-a-dia para vivenciar, com situações simples e complexas, alegres e doídas.


Nossa Senhora passou por inúmeros sofrimentos e provações ao longo de sua vida, a ponto de o profeta dizer que ela teria uma espada a transpassar sua alma. E, sem dúvida nenhuma, podemos dizer que ela alcançou a Vitória após tudo isso.

 
Nós também passamos por muitos sofrimentos e provações na vida. Maria se coloca junto a nós e nos diz: Coragem! Eu entendo suas dores e suas provações. Como você, eu também passei por elas, e quero hoje te ajudar!"



 Ao anunciar a Encarnação , o Anjo pede o consentimento daquela jovem tão simples, a cooperar no grande plano da salvação humana.E ela, nesse momento, foi convidada a acreditar sem ver, como nós somos diante das promessas de Deus pra nossa vida. E esse é o momento decisivo, no qual podemos nos afastar ou nos aproximar do exemplo dela. ELA ACREDITOU. Ela acreditou na palavra de Deus, aceitou o sonho de Deus para a vida dela, e Deus foi fiel em tudo. Temos acreditado? Temos aceitado o sonho de Deus e realmente posto fé que ele cumprirá Sua palavra?



A partir daquele dia a vida da menina de Nazaré mudou. Ela aceitara sonhar os sonhos de Deus para ela. Se despojara dos seus próprios sonhos, pois sabia que a obediencia é o melhor caminho. Deus queria habitar na vida daquela moça literalmente, como quer habitar na nossa hoje, embora de uma maneira diferente.

E para tanto, Maria teria muitas coisas a enfrentar. Teria que enfrentar o julgamento de todos quando aparecesse grávida. Teria que enfrentar os pais, o noivo. É muito fácil falar isso, mas tente se colocar no lugar de Maria: entrando na cidade após seis meses fora com aquela barriga enorme (ou seja, todos iriam ver). 

Como será que ela não devia estar se sentindo sob o olhar de todos nas ruas? Ou então ao encontrar seus pais e seu noivo, tendo que suportar a descrença diante do que acontecera. Imagine o medo? A humilhação que ela não deve ter sentido?




Maria passou por diversas provações antes de ver a promessa de Deus se realizar. Todas necessárias para que Jesus nascesse. Deus não permite que chegue a nós nenhum sofrimento em vão. Foi necessário que Maria engravidasse, e as provações que estamos falando foram consequencia disso. Mas Deus é fiel e não a deixou desamparada. Ela pode até ter passado por aquele momento de humilhação diante da família e do noivo, mas Deus mandou seu anjo para revelar a verdade a José. Deus tudo provê e tem os olhos fixos em nós. Sabe das nossas necessidades e não nos deixa só.

Para passar por tudo que passou para ver realizar esse sonho de Deus, Maria teve que estar sempre com o olhar de fé. Foi esse olhar que permitiu que ela enfrentasse as situações, que ela visse a mão de Deus agir na vida dela. Foi esse olhar que a levou adiante e garantiu para ela a vitória. Jesus nasceu.

E nós aqui só estamos falando do início. Quanta fé Maria não teve que ter para suportar fugir para para o Egito com seu filho recém nascido e seu marido? Para não se render ao desespero quando perdeu seu filho por três dias? Em tudo isso Maria não tirou os olhos de Deus e Ele foi moldando sua serva para suportar sua grande provação: a morte de Jesus. Maria era dócil a ação de Deus, esperança de fé na Sua promessa e Deus foi a força através dela. Todas as provações que ela passou a direcionaram para a vitória que Deus tinha reservado para ela.




Deus tem o melhor reservado para nós, e essa situação que você pode estar passando hoje é necessária para que você consiga chegar aonde Deus sonhou para você. Ele está fortalecendo a sua fé, trabalhando o seu caráter. Está te dando a oportunidade de se aproximar mais Dele, de enxergar que quando nós nos abandonamos Nele, é Ele mesmo que nos leva adiante em Seus braços de Pai. 

peregrinando-dentro-de-um-olhar

Tenha fé. Jesus, que é Deus, teve que passar pela cruz para vencer a morte. Nós precisamos ser moldados por Deus. Seja dócil como Maria. Aproveite a oportunidade que Deus está te oferecendo. Tudo é graça e misericódia. Tente olhar com os olhos de Maria. E você irá passar por todas as cruzes que surgirem na sua vida, alcançando após cada uma delas a vitória de Deus.

Nenhum comentário: