Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Uma análise sobre o mal da Depressão

Depressão...



Esta é muito mais que uma palavra que vem se tornando cada vez mais comum no vocabulário do homem moderno; é a realidade dolorosa e angustiante de muitas pessoas que sentem-se como que literalmente imersas num fosso de angústia, tristeza, ansiedade e total desencorajamento interior.

Os números da depressão são alarmantes. Há cerca de dez milhões de brasileiros diagnosticados com depressão. Uma em cada quatro pessoas sofreu, sofre ou vai sofrer de depressão, em algum momento de sua vida.


Talvez você mesmo esteja vivendo esta realidade... Uma realidade que só compreende quem a vivencia.

A depressão pode ter muitas causas diferentes; tem diversos sintomas quando está presente na vida de uma pessoa - mas, como dissemos, somente quem a viveu ou a experimenta, conhece a real dimensão de sua dor.

Talvez, você ache que ninguém à sua volta entende a linguagem de sua dor; talvez, você pense que está afundando num poço sem fundo, sem volta e sem solução...


Talvez, você sinta como se nunca mais em sua vida, vá conseguir voltar a ser quem você era; vá voltar a ser alegre, como um dia foi; vá ter novamente ânimo para viver, coragem para enfrentar os desafios do dia a dia...

Quando se está com depressão... até viver cansa...Quem sabe, apenas pensar no assunto já esteja sendo pesado demais para você.

Você se sente fraco(a) e impotente diante de seus conflitos interiores; totalmente desfalecido(a) diante dos medos quase esmagadores que tomaram de assalto o seu interior.

Quem sabe, tudo que você tem desejado é sumir, desaparecer - e, talvez, até mesmo, morrer.Só para escapar de alguma forma deste vazio, desta angústia, desta náusea, deste desespero, deste nada interior. Mas a realidade é que existe uma saída, uma volta, um recomeço, um retorno, uma solução para você!




Por mais que os seus sentidos gritem que não - acredite - há uma saída! Não uma mágica, nem uma fórmula - mas um caminho de restauração!

Quem sabe você sofreu a perda de alguém muito amado, ou, se decepcionou fortemente com alguém em quem depositou seus sonhos. Quem sabe está estressado e estafado por uma sobrecarga física e emocional, ou, está vivendo debaixo de pressões muito intensas e fortes. Quem sabe, está há tempos passando por crises em sua família, em seus relacionamentos e em sua vida financeira ou pessoal. Pode ser que esteja lutando contra compulsões que não consegue vencer, ou inclinações que não consegue dominar. Só você e Deus sabem.

Sim, só você e Deus conhecem a dimensão desta dor encrustrada no seu coração; o tamanho deste desespero e a agonia desta solidão. Mas se você me permite dizer algo para dentro de sua dor: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA!




Como alguém que se sente engolido por algo maior que si mesmo pode vencer isto? Será que, realmente, há respostas práticas e um caminho equilibrado para superar toda esta crise? Com certeza há!


Esta é a primeira e a mais fundamental e essencial dimensão do ser: do ser gente, do ser pleno, do ser integralmente humano.

Sem esta experiência, tudo o mais adoece, enferma, se desintegra e se desequilibra em nossas vidas.

Você tem emoções e sentimentos; reage às situações e às circunstâncias de maneira profundamente pessoal. Você tem um corpo, cheio de suas complexidades. Você é humano! Tem necessidades, carências, desejos, anseios e características próprias do ser humano.

Tudo isto é importante e fundamental para conseguir compreender o que está acontecendo neste momento.





Entenda que estar deprimido não é algo fora da condição do ser humano. Você é humano; e não se condene por isto! Você não é o primeiro, nem o único a passar por isto. Muitos já passaram, muitos estão passando, e outros, vão passar.

Respeite a sua humanidade; pois Deus criou você com emoções e sentimentos. Ele criou você capaz de agir e reagir à vida e ao meio onde está. Segundo, saiba que embora você esteja passando por esta situação, você não vai viver nela para sempre! Você vai sair disto! Você precisa deixar a esperança renascer no seu interior!

Realmente, depressão é uma doença muito mal compreendida; especialmente, por aqueles que nunca a experimentaram.

Primeiro, porque a maioria não entende que depressão é doença. Tão doença como uma gastrite ou uma colite. E, como doença, precisa ser tratada; não como pecado ou falta de boa vontade, por parte daquele que a tem, mas como algo que precisa ser tratado, para ser curado.

Segundo, porque há nas pessoas, que convivem com quem sofre desta doença, uma grande impaciência relacionada à uma expectativa de recuperação da pessoa. Daí vem as cobranças, as pressões e as palavras ditas sem sabedoria. É como se a pessoa que está doente tivesse culpa de ainda estar doente.





Terceiro, porque muita gente confunde doença com preguiça, baixo astral, corpo mole ou manha. E nada poderia estar mais distante da realidade. Porque por suas próprias características, depressão é algo que incapacita a pessoa para as atividades às quais ela, anteriormente, estava acostumada a realizar; mesmo aquelas que sempre foram para ela uma fonte de prazer e realização pessoal. Não é porque a pessoa não tem força de vontade; é que ela não está conseguindo.

Bom, mas depressão não se trata com cobranças; nem de quem a sofre, e nem de quem convive com quem a sofre. Depressão se trata, antes de tudo, com compreensão. Quem a sofre, precisa compreender que não é o fim do mundo; é só uma doença que pode ser tratada e curada. Pode ser ruim; mas não é para sempre.

Daí, que fica aqui algumas sugestões para quem sofre e para quem convive com quem sofre de depressão:

Primeiro, não se culpe por estar passando por isto. Você é humano e humanos podem ter depressão. Na verdade, só no Brasil; há, pelo menos, dez milhões de pessoas diagnosticadas com depressão. Fora, as outras milhões que nunca procuraram um médico para diagnosticar seu problema.

Daí, não moralize a questão. Não há nada errado com você, senão o fato que precisa tratar de um problema de saúde. Mas, pare de enxergar na questão algo que traga vergonha ou sentimento de inferioridade. Ninguém é inferior por estar com depressão. Isso acontece a seres humanos. É coisa de gente.
De fato, muita gente brilhante, sofreu ou sofre de depressão, em algum momento de suas vidas. Gente como Bethoven (o grande compositor de música clássica), Charles Schulz (o incrível cartunista, criador do personagem Snoopy e da turma do Charlie Brown) e muitos outros, sofreram com esta doença. E isso não fez com que fossem menos humanos, inteligentes, brilhantes ou capazes. Apenas que, naquele momento, eles estavam doentes.

Em segundo lugar, é preciso lidar com a depressão de um modo inteligente e sensato. Algumas vezes, o que está acontecendo é um desequilíbrio na própria constituição química do organismo. A simples carência de alguns elementos químicos em nosso corpo pode gerar um quadro depressivo. Outras vezes, a questão pode ter haver com alguma situação hormonal. Ainda, outras vezes, pode estar relacionada com o modo como estamos administrando algumas situações do dia a dia, gerando tensão, ansiedade e stress. Alguns, estão passando pelo desemprego; outros pelo divórcio ou pela perda de um relacionamento significativo; outros pela perda de um ente querido; outros por uma doença crônica. Até mesmo, alguns tipos de medicamentos podem ter como reação adversa sintomas de depressão.

Mas, tudo isso é tratável. Tudo isso é possível de ser resolvido. Tudo isso é humano. Tudo isso tem cura. Nada disso é para sempre.

Um bom médico pode ajudar muito. Algumas pessoas melhoraram muito, tratando-se com medicina ortomolecular. Alguns, meramente restaurando o equilíbrio químico e hormonal, melhoraram do estado em que se encontravam. Já, outros, precisaram de uma medicação anti-depressiva, durante algum tempo. E, outros, ainda, foram ajudados por uma ajuda psicológica. Cada caso é um caso. O fato é que buscar ajuda não é motivo de vergonha ou culpa; é normal.


Em terceiro lugar, a fé não é para nos fazer sentir culpados quando estamos doentes; é para nos ajudar a ficar curados. Até os médicos sabem que uma pessoa que crê que vai ficar boa, tem mais chances de melhorar do que uma pessoa que não crê. Daí que é preciso colocar de lado, esta visão impiedosa e sufocante de que se alguém está doente é porque há algo errado com a fé dele ou dela.

A fé não me vacina contra os problemas; ela me ajuda a atravessá-los
. E a oração sincera, realmente, ajuda muito quem passa por um momento assim. Deus é real e Ele está perto de todos os que O invocam em verdade.

Basta lembrar que toda vez que a Bíblia mostra alguém atravessando um momento de depressão, não há qualquer condenação ou julgamento; mas, graça e restauração. Leia os Salmos e você verá como desabafar com Deus e colocar nEle a sua confiança e esperança nos ajudam a colocar a cabeça para fora daquilo que está parecendo nos afogar por dentro.


Depressão precisa ser enfrentada sem tabus, sem culpas, sem cobranças, sem pressões e sem desgastes. É humano e vai passar. Precisa ser tratado sem medo e sem desespero. Sua recuperação requer paciência e respeito a si mesmo.

Não se vence a depressão se isolando da vida, por mais que a tentação seja fazer isso. Depressão se vence olhando o céu, as árvores, o mar, caminhando; fazendo as coisas que gostamos de fazer; indo a lugares onde nos sentimos bem; lendo livros que encorajam e consolam; se dando a chance de ser, apenas, gente; sem ter que provar nada a si mesmo, nem a Deus e nem a quem quer que seja. Deus nos conhece e nos ama.

E quem convive com quem está atravessando este momento precisa ser paciente e acreditar na cura. Deus é bom e Ele é capaz de socorrer aqueles que dEle se aproximam com um coração sincero. Não é hora de cobranças ou de pressões. É preciso saber que a cura é um processo. O que se precisa fazer é tratar a pessoa com normalidade e sem colocar culpa sobre ela. Deus está no controle e Ele vai ajudá-la a sair desta situação. Se a pessoa está se tratando e aprendendo a ter uma atitude sadia no meio da situação; é, apenas, uma questão de tempo.

A Palavra de Deus nos diz que quando fazemos conhecidas diante de Deus as nossas súplicas, por meio da oração; a paz dEle, que excede todo o entendimento, guardará nossas mentes e sentimentos em Cristo Jesus.

Jesus nos entende por que experimentou tudo quanto nos faz sofrer.
Meu amigo, Deus se fez homem e na cruz do Calvário sentiu-Se abandonado por Seus melhores amigos e traído pelos seres que mais amava. Então hoje Ele pode dizer: "Filho, eu compreendo quando você é traído pelos seres que você mais ama. 

Quando você se sente rejeitado, abandonado e sozinho no mundo, Eu o compreendo porque me fiz homem para entender você". Quando você se sente injustiçado, ou condenado injustamente, Ele o olha e diz: "Eu o compreendo, olhe-Me pregado nesta cruz. Que mal Eu fiz? Mas estou aqui injustamente para que você nunca diga que Eu não sou capaz de compreendê-lo quando as pessoas cometem injustiça com você".

Lembre-se. Há alguém que entende sua dor, e este algúem é Jesus.

Por isso não perca a esperança. Há cura para a depressão.Deus está contigo...CORAGEM...


                                  Nos momentos difíceis diga: JESUS, EU CONFIO EM VÓS!

O Senhor é meu pastor, nada me faltará.
Em verdes prados ele me faz repousar.
Conduz-me junto às águas refrescantes,
restaura as forças de minha alma.
Pelos caminhos retos ele me leva,
por amor do seu nome.

Ainda que eu atravesse o vale escuro,
nada temerei, pois estais comigo.
Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.

Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos.
Derramais o perfume sobre minha cabeça,
e transborda minha taça.
A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me
por todos os dias de minha vida.
E habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Salmo 22/23 


Um comentário:

LUIZZITA disse...

INFELIZMENTE A DEPRESSAO ÑAO É UMA DOENÇA CORPORAL ELA E UMA DOENÇA ESPIRITUAL. CONVIVI E VIVO COM PESSOAS DEPRESSIVAS E NUNCA VI UM MEDICO CURAR UN DEPRESSIVO. MAS JA VI JESUS CURA ESSA PESSOA. ESSA É UMA REALIDADE QUE POUCOS CONHECEM....REFLITAM SOBRE ISSO...ABRAZOS EN CRISTO.