Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Que Imagem você tem de Deus?

Tenho encontrado muita gente que tem uma imagem aterradora de Deus .

Digo isto a propósito de uma conversa que tive ontem com uma pessoa amiga ao telefone e que repetia "não sei que mal fiz eu a Deus para merecer isto...". 
A conversa lá se desenrolou, e depois de algumas lágrimas partilhadas, veio a serenidade.

A certa altura partilhei a minha experiência de fé e de vida, que essa pessoa bem conhece, e disse-lhe que vou descobrindo cada vez mais que "Deus é ternura" mesmo que esteja no meio de uma tempestade (e recordámos algumas já passadas! e bem dolorosas...). 
Percebi que do outro lado a pessoa tinha estremecido... ficou algum tempo em silêncio...a conversa continuou mais uns minutos e essa pessoa termina o telefonema dizendo: " tenho cada vez mais a certeza que Deus é bom! Obrigado por me recordar isso e por teres semeado no meu coração uma vez mais a esperança".

Fiquei em silêncio depois de desligar o telefone.
Dei por mim a pensar mais tarde, enquanto rezava, que alguns olham ainda hoje para Deus como sendo Ele um Juiz terrível, sempre pronto a castigar cada passo mal andado, cada palavra mal-dita(é de propósito o "erro"), cada gesto,...(quantos de nós não aprendemos isto quando crianças, quantas vezes não nos disseram que os trovões são Deus com raiva!!!!)
Outros há que olham para Deus como um bombeiro que deve estar sempre pronto para apagar as chamas das suas aflições.
Há também o grupo dos negociadores/acionistas, que estão sempre a negociar tudo com Deus, e que lhe dão algo em troca se Ele fizer o que desejam (e que às vezes outra coisa não é senão o de confirmar o seu egoismo, a sua injustiça,...).
Há também quem olhe para Deus como um alvo a abater, um inimigo de quem devem livrarem-se! Dizem que ele tira liberdade do homem, e alguns chegam até a afirmar que ele tira aos que creem Nele a capacidade e a liberdade de pensar, sentir, falar, amar...
Depois de me ter vindo à memória tudo isto enquanto rezava por aquela pessoa e pelo drama que estava a viver (alguns dirão que isto não é oração!!! e o que é rezar afinal? será o dizer palavras "ocas" ou será partilhar os dramas e os sonhos com a convicção de que eles são também os dramas e os sonhos de Deus?).

Sei que no dia em que cada um de nós descobrir que Deus é ternura então a nossa vida ganhará outro sabor, outra alegria, outra determinação. E isto faz-se na intimidade, na proximidade com Deus, na oração, na vida de todos os dias...
Quem descobre que a Ternura de Deus habita o coração dos homens e mulheres, descobre naturalmente uma nova esperança, uma razão para ser e para viver...descobre afinal que Deus não é contra o amor, mas é Amor! Descobre que todos e cada um de nós estamos no coração de Deus, mesmo os que duvidam!

 
Todos nós temos necessidade absoluta de experimentar o amor e a ternura.O lar (ainda que com todas as suas limitações) é o berço da personalidade. A ternura dos pais e dos demais familiares favorece a confiança em si mesmo, a auto-estima.




É importante resgatar as luzes e sombras de nosso lar, para que possamos avaliar o surgimento de nossa personalidade e de nossa fé. Não existem atalhos espirituais que nos garantam situar-nos diante da realidade limitada de nossa vida. 




Cristo desceu até nós para que nós tivéssemos também a coragem de descer até a nossa própria realidade. Somente assim poderemos subir até a plena realização  no amor, para a qual Deus nos chama. 




Abramo-nos assim, a este Deus, que sendo o Amor e a própria Misericórdia, é também o Deus- ternura, que deseja que nós o vejamos assim, como mesmo olhar que um filho lança sobre sua querida Mãe.



Jesus é a revelação de ternura do Deus que deseja salvar a todos. Contudo, ele só será salvação quando o acolhemos em nossa liberdade, pois, sendo Ele a Ternura do Pai nunca poderia impor a salvação, constranger-nos a recebê-la... precisamos, do contrario, a- colhé-la.


Precisamos revelar ao mundo, tão endurecido pelo ódio, pelo desamor, pelo medo, a Ternura de Deus.



Deus abençoe a Todos!

Nenhum comentário: