Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

domingo, 31 de julho de 2011

Que meu olhar não se desvie mais.




"Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus.Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus." Hebreus 12, 1-2 



A palavra de Deus em Hebreus nos faz um convite, senão um alerta, para que abandonemos tudo que nos afasta de Deus e fixemos nossos olhos em Jesus. Mas o que nos afasta de Deus? O que nos faz abandonar o caminho do Senhor? 


São tantas as situações em nossas vidas que preenchem nossos corações e pensamentos que somos tomados pelas preocupações e não deixamos o Senhor se aproximar de nós. 

Quantas pessoas conhecemos que começam a caminhar com o Senhor, como se Ele fosse um amuleto para que nada mais de ruim aconteça e quando algum desafio aparece em Sua vida, desacreditam no poder do Senhor e desanimam da caminhada.




Esta palavra vem nos ensinar muito a lidar com essas situações desafiadoras em nossa caminhada. Aqui não diz que nada mais teremos em nossas vidas de ruim, ou que o pecado não mais existirá em nossos corações, mas que é preciso deixar isso de lado e olharmos nos olhos do Senhor Jesus. 


No Evangelho encontramos o relato de Pedro, que ao ver Jesus se aproximar do barco andando sobre às águas, pede ao Senhor que o faça ir sobre as águas também.  


O Senhor concede esse pedido a Pedro, ele então vai sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas os ventos não pararam de soprar e muito, como antes estava narrado. Jesus estava ali, poderoso para fazer Pedro andar sobre as águas, mas Pedro se assustou com os ventos e afundou. Por quê? Porque tirou os olhos dos olhos do Senhor!




Quanto mais olhamos as circunstâncias difíceis em nossas vidas. Quanto mais deixamos que elas tomem conta de nós, mais perdemos o Senhor de vista.O Senhor que pode nos fazer andar sobre as águas.


No versículo 2 de Hebreus 12, vemos o próprio Senhor Jesus que, certo da Promessa do Pai, suporta com alegria o sofrimento da Cruz. Nosso Senhor sabia que era necessária a Cruz e tudo que Ele suportou, para que depois pudesse receber de Deus povos e nações como herança. 



Não olhou para a humilhação para que não perdesse de vista o quanto receberia após passar por tudo aquilo. Nós somos a herança de Jesus. Por nossa causa Ele não desistiu na hora da dificuldade, humilhação e dor. 



E nós? Tiramos os olhos do Senhor logo que uma de nossas dívidas não conseguimos pagar. Quando brigamos em casa ou no trabalho. Quando o que esperávamos não acontece. Perdemos o Senhor de vista por qualquer coisa e isso nos afasta cada vez mais das Promessas de Deus para nós.  Tudo isso nos turva a visão, e nos faz perdermos o sentido em nossa caminhada rumo ao Céu.


Quanto menos olhamos para o Senhor mais a incredulidade toma conta dos nossos corações e em vão pensamos que nós mesmo podemos resolver todas as situações em nosso dia a dia. 


Ao contrário, quanto mais nos colocamos em Sua Presença, quanto mais preenchemos nossos pensamentos e corações com as coisas de Deus, com a busca pela intimidade, Leitura da Palavra, vivência do Evangelho, mais o Senhor pode os fazer andar sobre as águas, mesmo que os ventos venham tentar nos fazer submergir.



Na passagem do Evangelho de São Marcos, onde Jesus fala ao Jovem Rico, diz: "E Jesus, fitando-o, o amou" (Mc 10,21). Como é lindo este versículo. Jesus, ao nos fitar, olha-nos com amor. E é este olhar que sempre nos dará forças para caminhar.


Existe um canção , que eu escutava quando comecei a caminhada com o Senhor que dizia: 
“Se diante de mim não se abrir o mar, Deus vai me fazer andar por sobre as águas!”





Esta é a realidade dos que vivem pela fé. O Senhor é poderoso para nos salvar e nos ajudar a caminhar em todo tempo. De alguma forma Ele nos ajudará, ou abrindo o mar, ou nos fazendo andar sobre Ele. Mas tudo isso, quando fixamos nossos olhos em Seus olhos, confiando inteiramente no Seu Amor e Providência.




Nesse momento cada um de nós pode fazer a experiência de entregar ao Senhor suas preocupações e situações difíceis. Que mar se encontra a nossa frente? Vamos fazer nessa hora um ato de fé diante do Senhor: escrever o que nos aflige, o que nos preocupa, o que tem tirado nosso olhos do Senhor e em oração, individual ou em grupo, entregar ao Senhor. 
Termino com a letra de uma música que me toca bastante, e que canto para mim mesmo nos momentos difíceis da minha Caminhada que diz:

"Que meu olhar não se desvie mais
que o meu coração não vacile jamais,
que minh'alma encontre em ti repouso e paz,
Vem Espirito e me refaz!"
Deus abençoe a todos neste Domingo.

Nenhum comentário: