Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ME IMPRESSIONA TUA EXATIDÃO:Deus artista e sua obra-prima



Sempre me fascinou o talento dos pintores. Como misturam as cores, como de um traço estranho conseguem fazer gente, pássaros, nuvens...



Hoje pensei em Deus como pintor. Fazendo deste mundo uma tela única,faz cada ser com cores diferentes, umas mais fortes, outras mais suaves, mas todas elas contribuindo para a beleza do quadro final.









Gosto muito de uma música de irmã Kelly Patrícia chamada "Obra viva" que fala o seguinte:
"Me impressiona Tua exatidão
Tua misteriosa precisão
Me fizeste tela viva em Tuas mãos de artista
Me desenhaste saudade do infinito
Num esboço, um rosto de encanto indizível
De olhos postos em mim, ó Jesus...
Me desconcerta Tua exatidão
Tua misteriosa precisão
Teu silêncio agudo e incisivo
Que talha a alma e o coração
Me fizeste obra viva em Tuas mãos de Artista
E me impressiona tua exatidão....Tua precisão.




Essa música me fala muito! Deus, com dedos de artista, me pintando, me modelando...E eu, obra viva em suas Mãos. 


Gosto muito de pintar e entendo um pouco desse processo criativo pré obra de arte, e fico imaginando Deus assim, antes de me criar, pensando, sonhando com meu projeto... Isso me fez rezar muito com a passagem do Salmo 139:



“Tu me tecestes no ventre de minha mãe”. Salmo 139




“Tecer” é como o salmista descreve o processo de Deus para criar o homem. O homem não foi fabricado ou produzido em massa, mas tecido. Cada linha de nossa existência foi delicadamente entrelaçada. Cada fibra do nosso ser, cuidadosamente selecionada.
Deus como criador. Pensativo. Entusiasmado. Criativo.



Deus, assim, se assemelha a um artista com um pincel na paleta, à procura da sombra perfeita...




A  um compositor, com os dedos sobre o teclado, prestando atenção no acorde exato... 




A um poeta, com a caneta equilibrada sobre o papel, à espera da palavra preciosa. 




O Criador é mestre na arte de tecer a vida, costurando a alma, cada uma de um modo diferente. Não existem duas iguais. Nenhuma idêntica.



Você não é produto de uma linha de montagem, foi deliberadamente planejado, especialmente capacitado, posto com amor neste mundo pelo próprio criador. 



Deus sonhou com você, e Ele queria que você fosse exatamente assim como você é, diante dos olhos de Deus você é perfeito, pois o Pai contempla em você a Imagem do Filho feito homem. 

NAS MÃOS DO OLEIRO




Em Jeremias, Deus se compara ao Oleiro que molda o barro em suas mãos (Jer 18, 1-10)


A síntese das verdades deste texto é bastante clara: Somos obras das mãos do Oleiro Eterno.
Nosso Deus artista nos cria e se interessa por nós: Não somos obra do acaso, mas fruto da produção criadora de Deus. Porque Ele nos criou, Ele nos quer sempre por inteiro, como o vaso sai íntegro das mãos do Oleiro.

Há muitas diferenças entre o Oleiro, que é Deus Criador,  que realiza essa obra estupenda de arte única, bela, paciente em nós, e o barro, que somos nós, frágeis, limitados. 

Na vida passamos por muitos momentos difíceis, em que nos sentimos "quebrados", frangalhados, estraçalhados... Quando isto acontece até nos esquecemos que somos belas obra das mãos desse Artista. Nos sentimos como o próprio vaso quebrado de Jeremias , e quantas vezes achamos que somos obras fadadas ao lixo, sem jeito. 

Então, tentamos nos consertar a nós mesmos e descobrimos que não podemos tapar as fissuras de nossa história sozinhos.Precisamos de uma mão que nos refaça! E refazer algo exige muito mais arte do que criá-la! Esta percepção é o começo da mudança.

Se formos mais adiante na leitura do texto de Jeremias, verificaremos que o vaso quebrado representa o pecado humano.  O pecado nos derruba das mãos de Deus. O pecado é um gesto consciente do ser humano para caminhar em outra direção que não as mãos do seu Criador e sair da beleza primeira que veio quando este artista nos criou.


Se você anda "quebrado", saiba que Deus, com mãos de artista quer consertar a sua vida.
Deixe-se tocar por Deus. Ele tomará você, não importa em quantos pedaços esteja, e fará um vaso novo, cheio de arte.

Você precisa saber que Deus é um oleiro paciente.Quando nos colocamos na mão do Oleiro, Ele não nos joga fora, mas nos aperfeiçoa.Deus continua trabalhando conosco.Ele nos dá novas chances, como deu a Pedro (Lucas 22,61-62; João 21,15-19). 

Pedro mudou porque se deixou tocar pelo grande Oleiro. Aquele jeito covarde foi transformado num jeito corajoso.






Deus quer fazer mudança com arte em sua vida. Deus quer pôr de novo sua assinatura no vaso que Ele fez: 



 "Fostes selados com o Santo Espírito da promessa -- Efésios 1,13 ). Afinal, somos obras vivas de suas mãos, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 1,10)."


O barro nas mãos do Oleiro pode se tornar um objeto de grande beleza e utilidade. Deixe o Artista trabalhar em você, que é obra prima de sua criação. 




Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles existia ainda." Salmo 139


Deus abençoe você!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito irmão Léo.
Como é bom recordar nossa divina origem!
Fique com a Beleza.
Maria Lygia.