Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ESPERANÇA: A misericórdia do Senhor se renova a cada manhã!



"Graças ao grande amor do Senhor é que nós não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade." (Lm 3, 22-23)






A cada dia experimentamos o peso de várias realidades humanas: Sofrimento, cansaço, tristeza, doenças...e a pior dessas realidades é o nosso pecado, as nossas misérias.Muitas vezes descobrimos que existe uma escuridão tão profunda em nós, que achamos que talvez nunca uma luz possa brilhar em meio a tais trevas.






E diante de tal realidade pensamos: Será que o Senhor não se cansa de me perdoar, de me esperar, de me chamar? Será que não estou sendo hipócrita em seguir ao Senhor sendo eu tão pecador?.


Sei que este pensamento tantas vezes aflige a um considerável número de pessoas. Mas o que fazer diante da verdade do que somos, da fraqueza que parece não ter fim em nós? 


Diz o Eclesiástico: "Que é o homem, e para que serve?" (Eclo 18, 7).


Realmente, podemos pensar, o que é o homem? Quando comparamos o homem com a magnificência e grandiosidade do Universo, o que é ele? Uma partícula de pó? Nada? Quase nada? 
Por isso o salmista diz:“Que é o homem, para que dele Te lembres? E o filho do homem,para que o visites?” (Sl 8,4).




Mas é justamente ai que contemplamos a profundidade do amor de Deus por nós! Jesus disse:"Ouvindo-os, Jesus replicou: "Os sãos não precisam de médico, mas os enfermos; não vim chamar os justos, mas os pecadores." (Mc 2,17).


Se cotidiana é a experiência que temos com nossas limitações e misérias, muito maior deve ser nossa experiência com a Misericórdia do Senhor que nos escolheu mesmos em nossas fraquezas e imperfeições.




Sim, as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã! Em meio a tristeza e a dor, em meio as lembranças amargas, em meio as nossas misérias mais profundas, somente as misericórdias do Senhor é que podem renovar todas as coisas em nós, pois é por esta mesma misericórdia que somos cotidianamente amados e perdoados. 

A onipotência de Deus não se manifesta somente em seu poder, mas essencialmente nesta força de amor que move e recria o coração do homem mesmo em meio a abismos de pecado existentes em seu interior. Só Deus é capaz de refazer o homem, de recriá-lo em seu amor misericordioso!



Por isso São Paulo afirma:"Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça". (Romanos 5,20).

Quantas vezes ouvimos ou falamos :"DEUS É FIEL!" e relacionamos esta palavra a aquisição de bens materiais. Deus não é fiel somente porque nos dá "coisas".A fidelidade de Deus se manifesta na imutabilidade do Amor do Senhor mesmo diante da infidelidade do homem. Deus é Fiel, mesmo quando o homem não o é, e nisto seu amor se revela em toda a sua força e poder. 



"Se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo."(II Tm 2, 13)


 Sendo Ele o amor, não tem outra atitude perante a infidelidade de sua criatura a não ser amá-la com toda a potência de sua misericórdia, e ouso dizer, esta misericórdia se manifesta de uma forma ainda mais maravilhosa pelo pecador, tal qual o amor da mãe pelo filhinho doente permanece o mesmo de antes da enfermidade, mas revela-se em cuidados e gestos de uma ternura ainda maior pelo estado do filho doente. 


Assim ama nosso Deus! Seu amor não está sustentado em um emocionalismo, mas em sua fidelidade que não tem fim. Esta verdade de que Deus não muda, antes pelo contrário, é sempre fiel, deve se tornar uma fonte infindável de esperança para nós.



E o que é a esperança? Esperança é a arte de esperar no Senhor apesar de toda desesperança que nos rodeia.Mesmo quando espessas nuvens rodeiam nossa vida, devemos confiar e esperar no Senhor, e voarmos como águias para além da tempestade, onde o sol sempre está a brilhar, como dizia santa Teresinha.




O que o demônio mais deseja não é só nos fazer pecar, porque ele sabe que o Senhor ,nos perdoando, é capaz de tirar um bem maior até mesmo do pior mal. O que ele realmente deseja é fazer com que , por causa do pecado, percamos a esperança no Senhor, pois assim nos fechamos ao seu amor.


 Por isso preste atenção:Por mais que você seja pecador, por mais que experimente sua fraqueza e podridão, por mais que sua mente esteja repleta de lembranças amargas, Deus tem um compromisso com você! 


Grande é a fidelidade de Deus, por mais que a situação interior ou exterior esteja caótica. Deus é fiel! Creia! Seja na Família, no trabalho, na sua vida pessoal, você pode ter esperança porque Deus fez uma aliança com você, e esta é eterna! Ele diz a você:




"Eis que estás gravado na palma de minhas mãos, tenho sempre sob os olhos tuas muralhas". (Isaías 49,16)


Jesus disse a Santa Faustina:Coloquem a esperança na Minha misericórdia os maiores pecadores. Eles têm mais direito do que outros à confiança no abismo da Minha misericórdia. (…) A estas almas concedo graças que excedem os seus pedidos. (D. 1146).



Também devemos lembrar que Deus é bondade infinita, e essa bondade não se baseia em nossos merecimentos. 



Jesus diz:"Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos." (São Mateus 5,45).


Deus é bom sem necessitar para sê-lo de nada que façamos. Isto deve ocupar nosso coração e nossa memória para nos dar a esperança que necessitamos, e nos ajudar a ver a bondade de Deus até nas suas "demoras". Embora aos nossos olhos algo pareça tardio, Ele jamais abandona seus filhos, por mais difícil que pareça a situação, lá está Deus em seu amor nos ajudando e acolhendo. 




Por isso vale a pena esperar no Senhor, como nos diz a escritura: "Sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. (Eclesiástico 2,3). No fim podemos ter a certeza que encontraremos aquilo que Deus , em seus planos de amor, preparou para nós em nossa espera.


Certos momentos em nossas vidas nos encontramos assim, vários motivos racionais gritam em nosso interior para que desistamos, para que joguemos tudo pro alto, para que entreguemos as rédeas de nossa vida. Ficamos por um fio, na tangente de ceder ao racional. Mas Deus nos convida a esperar contra toda desesperança.



Viver é esperar, sempre estamos esperando por algo, coisas certas e outras incertas. Certas: a manhã que vai nascer, a noite que vai cair, a hora que passa … Vivemos esta esperança certeira. Não importa o que aconteça, a manhã vai nascer, a hora vai passar.
Em certos momentos, é certo também, que desejamos coisas que são importantes para nós, esperamos também por elas, mas elas não são tão certas assim. Buscamos sinais para amparar esta espera, para suprir a ansiedade de esperar. Como uma visita de um amigo que a tempos não vemos, esperamos ansiosamente pela visita, ligamos para confirmar e a ligação ampara nossa espera, conforta a espera, afinal é uma confirmação de que o que esperamos vai acontecer.


E quando não temos este amparo? Quando não há sinais? Não há motivos para crer?
“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.” – Salmo 42,11
Quando não há amparo busquemos ao Senhor, Ele será o amparo, o consolo enquanto esperamos pela vitória. Não seria somente orar mas sim abandonar-se em Deus. Caminharemos pela fé Nele, caminharemos confiantes que Seu amor é fiel e não falha.
Precisa de sinais de esperança? Busque ao Senhor que o único e verdadeiro socorro.Vale a pena ter esperança porque A CADA MANHÃ AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR SE RENOVAM!

Oração: Salmo 131
Senhor, meu coração não se enche de orgulho, meu olhar não se levanta arrogante. Não procuro grandezas, nem coisas superiores a mim.
Ao contrário, mantenho em calma e sossego a minha alma, tal como uma criança no seio materno, assim está minha alma em mim mesmo.
Israel, põe tua esperança no Senhor, agora e para sempre.
Um bom dia pra você, na esperança da misericórdia.

Um comentário:

Marian disse...

¡Gracias Mariana! ¡Que bello tu post! La misericordia de Dios llena la tierra.¡ ¡Quien puede ponerse delante del Señor sin acogerse a su Misericordia!
¡Que grande es nuestro Dios!
¡Bendito sea.
Dios te bendiga, y te colme con su amor.
Un abrazo.