Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

João Paulo II será beatificado



O papa João Paulo II, que morreu em 2005, será beatificado em 1º de maio de 2011 (Festa da Misericórdia), informou nesta sexta-feira o Vaticano. A beatificação é o primeiro grande passo para a canonização na Igreja Católica.

O papa Bento XVI promulgou nesta sexta-feira o decreto reconhecendo o milagre pela intercessão de Karol Josef Wojtyla.

A freira francesa Marie Simon-Pierre, 47, foi repentinamente curada de mal de Parkinson, dois meses depois da morte de João Paulo II, quando ela e uma irmã de congregação rezaram pela intercessão dele. Médicos que examinaram o caso concordaram que não há explicação médica para a cura da freira e o milagre foi aceito.

Em geral, as fases iniciais dos processos de canonização levam décadas ou mesmo séculos. Mas em maio de 2005, um mês depois da morte de João Paulo II, seu sucessor abriu uma exceção, dispensando-o do prazo habitual de cinco anos após a morte do candidato a santo.

Esse era o pedido da multidão que acompanhou o funeral do papa, em 8 de abril de 2005, com gritos de “santo súbito” (santo imediatamente).

Depois da cerimônia de beatificação, quando João Paulo II receberá o título de Bem-aventurado, a Igreja Católica terá que provar um segundo milagre para que ele se torne santo.

O pontificado de João Paulo II foi um dos mais históricos e turbulentos dos tempos modernos. Durante esse período, os regimes comunistas desmoronaram em toda a Europa Oriental, inclusive na Polônia, seu país natal.

Primeiro não italiano no cargo em 450 anos, ele foi gravemente ferido em um atentado em 1981. Nos últimos anos, o papa sofria do mal de Parkinson.

Fonte: Folha de São Paulo .


Veja também AQUI no blog sobre o milagre que ajudou na beatificação de João Paulo II :

Um comentário:

Escrevendo e Semeando disse...

Pena que a minha admiração por este homem só tenha iniciado em 2008 (início do meu processo de conversão), bem depois da sua morte. Até então, não dei o devido valor a sua pessoa. Homem santo. Servo fiel de Deus. Oremos por sua beatificação!