Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A ternura de Deus




Sabemos, por experiência, observação e aprendizagem, que a ternura exprime a grande variedade de atitudes, gestos, ações e palavras com que o amor se torna sensível e agradável.

A ternura é assim uma linguagem do amor que se traduz em manifestações de afeto, de atenção e dedicação. Quem manifesta ternura centra-se, dedica-se a, aproxima-se, comunica-se e toca aquele ou aquela por quem tem afeto. A ternura supõe sempre relação e sensibilidade.


Ela pode contemplar-se na relação da mãe e do pai com seu filho, dos namorados e dos casais um com o outro, do amigo com o seu amigo, na carícia ou outro gesto para com uma criança ou idoso para lhe fazer sentir que se lhe quer bem e o estima.

Também Deus manifesta esta qualidade do amor em relação às suas criaturas, como proclama o salmista: “O Senhor é bom para com todos; cheio de ternura para com todas as suas criaturas” (Sl 144,9).

Não apenas os homens mas todos os seres que saíram das mãos de Deus são por Ele queridos e acarinhados. Com mais razão, Ele ama e trata com bondade aqueles que criou à sua imagem e semelhança e a quem se revelou como amigo.

A Palavra de Deus narra-nos muitas iniciativas de Deus para fazer sentir aos homens a sua ternura, a começar com o ato da criação. É com uma exclamação cheia de encanto e de deslumbramento, terna e amorosa, que Deus acolhe o homem e a mulher, a obra-prima da sua criação, à sua imagem e semelhança:

"E Deus viu que era muito bom(Gn 1,31)!”.


E apresenta outras manifestações do amor divino traduzidas em acolhimento, misericórdia, chamamento a uma nova vida ou missão, etc. A Ternura de Deus encarnou-se na pessoa de Jesus. Deus ama-nos de modo concreto e acessível à nossa natureza humana.

É claro que a ternura de Deus não é como a humana, embora esta nos permita perceber e sentir aquela. Deus é Espírito e é nesta dimensão que ele se comunica e é recebida a sua mensagem.Por isso, somente pela fé e pelo sentido espiritual da alma humana nós podemos experimentar e entender a ternura Divina.


Hoje, como no passado bíblico, Deus manifesta o seu amor pelos homens como ternura em relação a elas.Assim Deus nos manifesta o seu amor de proximidade.Deixe-se tocar pela ternura de Deus...Você nunca mais será o mesmo...

Nenhum comentário: