Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

experimentando a misericórdia de Deus depois da queda





Se percorrermos as Santas Escrituras, descobriremos constantemente que a presença da misericórdia de Deus: "enche a terra", estende-se a todos os seus filhos; rodeia-nos, antecede-nos, multiplica-se para nos ajudar, e foi continuamente confirmada.

Ao ocupar-se de nós como Pai amoroso, Deus nos tem presentes em sua misericórdia: uma misericórdia suave, agradável como a nuvem que se desfaz em tempo de seca.

Jesus Cristo nos convida sempre mais a experimentar da misericórdia e vivê-la com nosso semelhante: "Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia" (Mt 5, 7). E em outra ocasião: "Sede misericordiosos, como vosso pai celestial é misericordioso" (Lc 6, 36).

Ficaram também muito gravadas em nós, entre tantas outras cenas do Evangelho, a clemência com a mulher adúltera, as parábolas do Pai Misericórdioso, da ovelha perdida e do devedor perdoado, a ressurreição do filho da viúva Naim (Lc 7, 11-17).

Morreu o filho único daquela pobre viúva, aquele que dava sentido à sua vida e podia ajudá-la na sua velhice. Mas Cristo não faz o milagre por justiça; Ele o faz por compaixão, porque se comove interiormente perante a dor humana.

Que segurança nos deve produzir a infinita compaixão do Senhor por nós! "Clamará por mim e eu o ouvirei, porque sou misericordioso" diz o Senhor na Palavra. É um convite, uma promessa que não deixará de cumprir. "Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançarmos a misericórdia e auxílio da graça no tempo oportuno" (Heb 4, 16).

Os inimigos da nossa santificação nada conseguirão, porque essa misericórdia de Deus nos protege por antecipado; e se por nossa culpa e fraqueza caímos, o Senhor nos socorre e nos levanta.

"São José Maria Escrivá dizia a um penitente certa vez:Outra queda..., e que queda!... Vais desesperar-te? Não: humilhar-te e recorrer, por Maria, tua Mãe, ao Amor Misericordioso de Jesus. - Um miserere e... coração ao alto! - Vamos!, começa de novo. (São Josemaria, Caminho, 711)


Santa Teresinha certa vez escreveu numa carta seus sentimentos por experimentar sua profunda fraqueza :"Reconheço-o, ó Senhor; sou muito fraca e todos os dias, faço disso uma nova experiência. Mas Jesus, dignai-Vos ensinar-me aquela ciência que me faz gloriar-me das minhas fraquezas. Esta é uma grande graça e só nela encontro a paz e o descanso do coração".

Jesus disse a uma vidente, a serva de Deus Josefa Mendez,apostola de seu divino Coração, essas palavras depois de uma queda:

"Não percas tempo em lamentações pelas tuas quedas. Prefiro uma alma que sorri sempre e faz o que puder para amar-Me.Preocupa-te de amar e não percas tempo.Quero ser amado. Se me amares, ser-te-á impossível ofender-Me. Se me amares de verdade, não terás medo de nada. Estás sempre no fundo do Meu Coração.O Meu Coração encontra consolação em perdoar. O meu Coração alegra-se em ver uma alma que não se perde em lamentos e dá-me glória se se refugiar prontamente em Mim. Eu olho para ela com amor e a minha ternura cresce.Eu sustentarei a tua fraqueza: Tu me amas e Eu te amo; tu és minha e Eu sou teu. Que queres mais?Quero-te sorridente. Quero-te ver na alegria e contente, porque fico honrado em ver-te em paz e na alegria . SE TU CAIRES MAIS UMA VEZ, LEVANTA-TE E AMA-ME DE NOVO E SEMPRE !"

Este é o amor de Deus para conosco ou seja, é o Amor que se antecipa a nós, vem á nosso encontro, é o amor que se debruça sobre a miséria do homem!

Como uma mãe ao ver a queda do filhinho corre apressada em sua direção estendendo-lhe os braços maternos,
assim nosso Deus nos socorre muito mais ardentemente, lança-se ao nosso encontro quando estamos caidos.

Deixemos que esta mão segura nos ajude a levantar, sempre...

Nenhum comentário: