Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Um Deus que desce...


Na Encarnação Jesus,o Deus Santo, Forte e Imortal, desce...desce até nós, até nossa realidade tão conturbada e nesse instante a humanidade foi agraciada com a instauração do Reino de Deus no seio de sua história: JESUS é o Deus-Conosco!


Enquanto os homens buscam elevarem-se acima do que são, numa busca desenfreada pela tentação de nossos primeiros pais de "serem como Deus",surpreendentemente Deus tornou-se humano em Cristo para salvar.

Ele desce das alturas até a pobre humanidade.Ele desce para subir de novo, trazendo consigo todo o mundo arruinado. Isso nos faz pensar em um homem forte abaixando-se cada vez mais para colocar-se debaixo de um grande e complexo fardo.

Ele deve abaixar-se para o levantar, quase desaparecendo sob a carga, antes de endireitar incrivelmente as costas e seguir avante com toda a imensa massa balançando em seus ombros.

Deus faz na Encarnação o inaudito: O Todo Poderoso tornando-se matéria, entrando no tempo e no espaço, expondo-se a morte, tornando-se homem!

Mas o que atrai esse Deus imenso até o nosso nada?São Bernardo dizia: “Jesus, quem vos fez tão pequeno? O Amor!”

Sim, é o Amor que faz Deus vir até o abismo de nossa miséria e ergue-la...santa Teresinha dizia:“É próprio do amor abaixar-se, doar-se por inteiro até o fim.” É próprio do autêntico amor se dar até às últimas conseqüências, ao extremo (cf. Jo 13,1).

Que o Deus de Amor, que desce ao seu coração, encontre nele sua morada...

Um comentário:

Unknown disse...

Ola, a paz de Jesus e o amor de Maria!

Sabe, o nome do primeiro grupo de oração que entrei é Deus conosco. Acredito que o nome nasceu por ocasião da santa Eucaristia, já que nossa comunidade possui como padroeiro São Pedro Julião Eymard, o apóstolo da eucaristia.

Mas ao ler o título e depois aprofundar o texto, me lembrei de um salmo que diz assim:
Quem é igual ao SENHOR nosso Deus que mora no alto / e se inclina para olhar para os céus e para a terra? (cf. Salmos 113, 5s)

Deus continua no alto, mas se inclina para a humanidade por conta de sua infinita misericórdia. Como o texto diz, ele desce.

Um abraço, Deus quiser passo no grupo segunda! Deus abençoe!