Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Aniversário do nosso amado Bento XVI: "A LUZ DO RESSUSCITADO ME FAZ ANDAR COM SEGURANÇA"

No seu 85º aniversário, Bento XVI indica Bernadette Soubirous e o Sábado Santo, como suas referências espirituais.






Por Luca Marcolivio
CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 16 de Abril de 2012 (ZENIT.org) – O 85º aniversário de Bento XVI teve uma manhã cheia de celebrações, visitas e festejos. O Santo Padre, para a ocasião, presidiu a Santa Missa na Capela Paulina do Palácio Apostólico na presença de alguns notáveis e de bispos Bavareses, recebidos depois em audiência privada.
Na saudação inicial, o cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, agradeceu o Pontífice pela “dedicação” com a qual exercita o seu “serviço de amor”.
“Não por acaso – acrescentou Sodano – a Sua primeira Encíclica (Deus Caritas est, ndr) foi todo um hino ao Amor que é Deus, como àquele amor que deve animar cada Pastor, chamado a fazer entrar no mundo a luz de Deus e de tal forma também o calor do seu amor”.
Na homilia o Papa indicou em dois santos franceses, as primeiras figuras de referência da sua longa viagem espiritual e pastoral: a vidente de Lourdes,  Santa Bernadette Soubirous, e o peregrino mendicante do XVIII século, São Bento José Labre.
Outro pilar da própria fé foi indicado pelo Santo Padre no Sábado Santo: pois era justo na vigília de Pascoa que Joseph Ratzinger, no dia 16 de abril de 1927, vinha à luz e recebia o sacramento do Batismo. O Sábado Santo é o dia do silêncio e da aparente ausência de Deus, prelúdio da Ressurreição. O Papa afirmou de sempre ter visto este dia como uma chave de “leitura” da própria existência, antes e depois da eleição pontifícia.
Elogiou em Santa Bernadette a pureza de coração e a capacidade de ver “a Mãe de Deus e nela o reflexo da beleza e da bondade de Deus”. É no coração incontaminado da jovenzinha de Loudes que Nossa Senhora pôde “mostrar-se e, por meio dela, falar ao século e além do mesmo século”.
Assim, tanto o Sábado Santo como a vidente de Lourdes sempre foram, para Bento XVI, um “sinal” do que realmente “devemos ser”, da capacidade de um “olhar simples do coração, capaz de ver o essencial”.
Este “essencial” reside no que Nossa Senhora indica a Bernadette: uma “fonte de água viva e pura”, imagem da “verdade que encontramos pela fé”. É sinal de “nostalgia” de uma vida igualmente pura, “do ser humano sem pecado”.
Bento José Labre, o outro santo citado pelo Pontífice, peregrinou pelos santuários da Europa durante quase toda a sua vida, não fazendo outra coisa que “dar testemunho do que realmente conta”.
Labre, pela vastidão da sua peregrinação, foi um santo autenticamente “europeu” mas foi principalmente um santo que, em nome da fraternidade, soube derrubar as fronteiras.
Refletindo sobre o Sábado Santo e sobre o próprio batismo, acontecido neste dia, Bento XVI afirmou: “A vida se torna uma verdadeira doação se juntamente com ela pode-se doar também uma promessa que é mais forte do que qualquer desavença que nos possa ameaçar, se ela for imersa numa força que garanta que seja um bem ser um homem”.
Sendo assim o Batismo é sinal de “renascimento”, de “certeza que na verdade é um existir, porque a promessa é mais forte do que as ameaças”, graças à acolhida na “grande, nova família de Deus”.
"Estou diante do último trecho do caminho da minha vida e não sei o que me espera. Sei, porém, que a luz de Deus existe, que Ele ressuscitou, que a sua luz é mais forte que qualquer escuridão e isto me ajuda a continuar com segurança", afirmou o Pontífice.
Concluindo Bento XVI “agradeceu de coração todos aqueles que continuamente me fazem perceber o ‘sim’ de Deus por meio da sua fé”.


Na próxima quinta-feira Bento XVI comemorará 7 anos de pontificado. Rezemos pelo nosso amado Papa!
[Tradução Thácio Siqueira]Share on myspace
http://www.zenit.org/article-30082?l=portuguese

Nenhum comentário: