Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

AS LEMBRANÇAS DA MISERICÓRDIA



 
Lamentações 3,19 -22

"Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim. Disto me recordarei na minha mente; portanto tenho esperança: as misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim" -

Muitas vezes temos determinadas lembranças de nossa vida, que provocavam dentro de nós, abatimento, desânimo e tristezas. Com o profeta Jeremias deve ter acontecido o mesmo. Mas, ao mesmo tempo em que fala destas lembranças que o abatem, lembranças tristonhas e desalentadoras, o vemos tomando a atitude de colocar a sua mente na reflexão de fatos que lhe provocavam alento, alegria e esperança. Ele afirma: "disto me recordarei na minha mente; portanto tenho esperança: as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim". 



Que palavra bela esta que Jeremias escreve. Contrapondo à sua tristeza ele coloca as misericórdias do Senhor que não tem fim
Quantas vezes nos esquecemos de que é possível dirigir nossos pensamentos àquilo que vale a pena! Com facilidade deixamos de lado as lembranças que promovem esperança e alento para a vida. 


É possível escolher em que pensar. Podemos decidir pensar no que nos traz alento e esperança, ou encher nossa mente de reflexões que só nos causam amargura e tristeza.

Permita-me sugerir-lhe pelo menos cinco lembranças que promovem a esperança e o alento!


O PERDÃO DE DEUS NÃO TEM FIM!

Lamentações 3,22-23:


"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade." 


Quando penso que as misericórdias do Senhor não acabam, fico com o meu coração cheio de alegria e ânimo. O perdão de Deus está intimamente ligado com sua misericórdia. E uma vez que sua misericórdia não tem fim, também não tem fim o seu perdão! 


Lembro-me de uma vez que não correspondi às expectativas de uma determinada pessoa, embora não tivesse pecado contra ela. Por somente não corresponder com aquilo que ela esperava de mim, ouvi: "sabe de uma coisa, eu não te amo mais e não te perdôo por não ter me ajudado no momento que eu mais precisei". 


Como estas palavras doeram (e ainda doem) em mim e me fizeram ver o valor da lembrança de que o perdão de Deus não tem fim. Jamais nesta vida vou escutar de Deus um "eu não te perdôo". Seu perdão não tem fim. Sua misericórdia não acaba. Durante toda nossa vida nesta terra, podemos contar com o perdão de Deus. Isto não traz alento para a alma? Não traz esperança para o coração sem paz e ânimo? 


Se porventura você ouviu um "eu não te perdôo", ou, quem sabe, você mesmo acha que fez algo tão ruim que não merece nem o seu próprio perdão, quero sugerir-lhe que traga à lembrança esta verdade: o perdão de Deus não tem fim! 


Em Isaías 43,25-26 Deus nos diz: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que  Eu te possas justificar".

Que verdade maravilhosa! Deus nos convidando a apresentar a Ele nossas razões, para que Ele nos perdoe - nos justifique! Sim, seu perdão não tem fim!

                                           DEUS NÃO DESISTE DE VOCÊ!




Isaías 49,15:

"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti." 

Nunca me esquecerei de uma pessoa que atendi há mais que dez anos atrás. Seu rosto estampava a culpa de uma falha cometida. Medo, tristeza, desalento era o que se podia ouvir em cada palavra que saia de seus lábios. 


Questionei-a do motivo pelo qual esta não se abria para a pessoa que amava. A resposta foi: "-Tenho medo que ela sabendo que fiz isso desista de mim!" 


Como sofremos com a possibilidade de alguém que amamos desistir de nós! É assim também com você? 


A rejeição causa-nos uma sensação de abandono, solidão e desvalorização. É duro conviver com o sentimento de que podemos ser abandonados ou esquecidos.
Que lembrança maravilhosa o texto citado nos traz: ainda que uma mulher esqueça do filho que cria, Deus não se esquecerá de você, nunca! 


Nunca, jamais Deus desistirá de mim e de você. Não importa quais sejam as circunstâncias que cercam sua vida. Agora mesmo posso visualizar em minha mente, Deus olhando para mim e para você e afirmando: eu não desisto de você!

Se você passar a pensar nisto, constatará que esta lembrança lhe trará coragem e esperança para a vida!
DEUS É FIEL!




Romanos 4,21: "E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer." 


Jeremias 1,12:"...porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la." 


A Fidelidade de Deus não depende da nossa fidelidade. Deus é fiel... sempre fiel!Todas as vezes que a tristeza por nos vermos fracos e miseráveis se abater sobre nós, devemos nos segurar que a fidelidade de Deus é inabalável. Que Ele é fiel a sua aliança de  


Isaías 41:10-13: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo".

Encha sua mente disto: Deus cumpre o que promete! O que foi que Ele prometeu a você? Ele cumprirá! Deus é um Deus de fidelidade, mesmo que se passem os anos, o que falou fará. Deixe esta lembrança alentar você!

                                DEUS NUNCA PERDE O CONTROLE DE NADA!





 
Jó 42,2:"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." 

Quantas vezes você já perdeu o controle das coisas? O sentimento mais difícil que muitas vezes temos que enfrentar é a impotência. Ou seja, não poder fazer nada - não ter o controle das circunstâncias! 


Ver aqueles que amamos sofrendo, e estar impossibilitado de fazer algo, cria tantas tristezas e angústias.
Mas nosso coração sofredor pode alegrar-se e receber alento, no fato de que Deus nunca perde o controle das coisas. Ele tem o controle de todas as circunstâncias. Nada escapa de suas mãos! Nem as folhas das árvores se movem se não for pelo seu poder!

Eu e você, constantemente, perdemos o controle das coisas, mas Deus não! Agora mesmo, nesta situação que envolve sua vida, o plano de Deus se mantém intacto! Ele não perdeu o controle! Espere um pouco mais, não desista! Nenhum dos planos de Deus pode ser impedido! Ele pode tudo! Anime-se com estas lembranças! 


Ao finalizar, incentivo você a colocar em prática este conceito de vida que aprendermos com o profeta Jeremias: Recordar aquilo que pode nos trazer esperança! Lembre-se: As Misericórdias do Senhor não tem fim...



Um comentário:

Seminarista Anderson disse...

Bom Dia!
Parabéns pelo blog, pelas imagens!
Está cada vez melhor!
grande abraço!