Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sede do Deus Vivo



“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” (Salmo 42,2)

Um sábio estava a meditar na margem de um rio quando um homem jovem, um tanto entusiasmado, o interrompeu:
-"Mestre, desejo ser seu discípulo!", disse o jovem.
-"Por quê?", replicou o sábio.
O jovem era uma pessoa que desde sempre ouviu falar dos caminhos espirituais e tinha uma ideia fantasiosa e romântica deles. Na sua imaturidade, achava que ser "espiritual" era algo como participar de um movimento, de uma crença, de uma moda, sem grandes consequências. Então pensou numa resposta bem "profunda" e disse:
-"Porque eu quero encontrar DEUS!"
O sábio saltou de onde estava, agarrou o rapaz, arrastou-o até ao rio e mergulhou-lhe a cabeça na água. Manteve-o lá durante praticamente um minuto, sem permitir que este respirasse, enquanto o terrificado rapaz lutava para se libertar. 


Finalmente, o mestre puxou-o da água e arrastou-o de volta à margem. Largou-o no chão, enquanto o jovem cuspia água e engasgava-se, lutando para retomar a respiração e entender o que acontecera. Quando se acalmou, o sábio perguntou-lhe:
-"Diz-me: quando estavas na água, sabendo que poderias morrer, o que mais desejaste acima de tudo?"
-"Ar!", respondeu o jovem, amuado.
-"Muito bem", disse o mestre. "Vai para casa, e quando souberes ansiar por um Deus tanto quanto acabaste de ansiar por ar, podes voltar a procurar-me". 

Ter sede, assim como respirar, é uma necessidade vital e urgente do homem, talvez uma das mais urgentes, pois podemos passar dias sem comer, mas sem beber água não.Hoje, na minha oração pessoal tive sede, e quando ia beber água parei de repente e me perguntei: "Eu tenho sede de Deus?". 
Essa pergunta aparentemente simples me deixou perplexo diante dessa questionamento, que com absoluta clareza, foi gerado em minha mente pelo Espírito Santo.Voltei a minha oração, e procurei abri a Palavra, e qual não foi minha surpresa, abri bem no Salmo 42, e meus olhos bateram em cima dos versículos que diziam:

"Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo…"Salmo 42,1-2 

 

Esses versículos encheram meu coração de uma grande alegria, e experimentei uma indescritível presença de Deus. Comecei a dizer como uma prece espontânea: "Deus, eu tenho sede de Ti, só Tu podes saciar-me... como a Corsa eu suspiro por Ti..." Que águas deliciosas essas que fluem do nosso Deus e saciam por completo a alma, que como andarilha num ardente deserto, anseia mais que tudo por água...




Esse salmo me levou a mergulhar na necessidade que nossa alma tem de Deus.Talvez Davi tenha visto uma corsa bebendo água de um pequeno e raro córrego no meio do deserto.Pode ser que esse tenha sido o sinal que o levou a meditar Talvez tenha dito em seu coração: “É exatamente assim como eu me sinto. Meu coração está sedento! Minha alma anseia por Deus”!.


Santo Agostinho essa frase que é meu lema de vida: "Senhor, Tu nos criaste para Ti, e inquieto está nosso coração enquanto não descansar em Ti".

 

Algumas vezes, quando estou inquieto (na maioria das vezes, hehehehe) pergunto-me: “Estou precisando de algo, o que será?". Então eu vou a cozinha e faço um ou talvez dois mixtos quentes. Depois percebendo que só aquilo não me satisfez, não me aquietou. Ligo então a TV e assisto um noticiário, ou abro um livro. 



Mas, quando eu finalmente me dou conta, eu desligo a TV e ponho os mixtos de lado e digo “Senhor, o que eu realmente preciso é de estar perto de Ti !” E então, certo como 2 e 2 são 4, eu fico verdadeiramente satisfeito e completo.

Se sua alma anda com "sede", sentindo-se vazia, solitária, talvez seja porque você anda bebendo de "águas" que não o saciam, em lugares que não o levam as verdadeiras águas, tentando encontrar satisfação no mundo.


Embora nem todos possam estar conscientes disso, a verdade é que, Deus é o que cada alma anseia. Jesus, em seu diálogo com a Samaritana, também falou de água, a Água da Vida.Disse que quem bebesse dessa água jamais teria sede. ( João 4,14) 

E muito mais que isso. Não somente nós temos sede de Deus, mas Ele também tem sede de todos nós. Sim, Ele tem sede de você! Isto significa que Deus tem sede até mesmo daqueles criminosos endurecidos e pecadores, daqueles que o rejeitam, daqueles que o ferem. Esta sede de Deus evidenciou-se no brado de Jesus na Cruz: "Tenho sede"(Jo 19,28). 


Esta sede de Deus tem um nome bem definido. Chama-se MISERICÓRDIA! O desejo de Deus é sempre salvar! Deus quer beber de nossas almas, não importa quanta quão indignos somos. A sede de Deus por nós o atrai a nossa alma!

Deus anseia por um diálogo amoroso conosco. . . ou seja, Ele anela comunhão com nossas pobres e sedentas almas. Ele anseia por nós, como fazemos para com Ele. Nós temos sede de Deus, a água viva. Jesus diz, "mas quem beber da água que eu lhe dernunca mais terá sede, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna" (João 4,14). 

"Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, 'do seu seio correrão rios de água viva (João 7,38)'.



Então nesse momento, corra para o Senhor. Beba Dele! Aproxime-se dele e ele irá se aproximar de você também. Essa não é uma promessa minha, mas Dele.

Um bom dia aos sedentos de Deus!

Um comentário:

Anônimo disse...

Queridos irmãos,
O blog continua maravilhoso!
Deus os abençoe pela Virgem Santa sempre!
Maria Lygia.