Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Jesus: o Deus dos "contrários"


No momento histórico no qual Jesus viveu, o povo de Israel estava prisioneiro do poder romano. Os judeus esperavam a vinda do Messias como o libertador, só que eles tinham um conceito errado de como o libertador apareceria. Eles o esperavam como um guerreiro dirigindo suas hostes militares para derrotar o Império Romano e estabelecer o Reino de Deus nesta terra. Eles esperavam um reino de luxo, de luzes, de glórias terrenas.


Mas Jesus veio de modo completamente diferente do que eles esperavam! Apareceu como uma criança indefesa. Nasceu numa manjedoura, rejeitado e desprezado pelos homens. Cresceu num subúrbio de Jerusalém, uma cidadezinha esquecida por todos. Passou quase toda a vida no oficio simples de carpinteiro...  Não era esse o tipo de libertador que o povo judeu esperava. 


Então, esse humilde Homem começou a chamar para ajudar a espalhar Seu reino nesta terra, pescadores, publicanos, cobradores de impostos... esse era o grupo de doze homens que o seguiam. Homens sem nenhum prestígio, em sua maioria néscios e pobres. 

Que escolha a de Jesus! Mas Ele realmente escolhe assim: o contrário do que esperamos. Os "contrários" de Jesus são muito engraçados. E sobre eles vamos meditar. Ah,  os bem-aventurados contrários de Jesus!
 
Jesus sempre conheceu todas as dúvidas que martelavam o coração de seus discípulos, todos os "porquês" que se escondiam em seu íntimo. 

 "Mas o maior dentre vós será vosso servo." (Mateus 23,11)

Ninguém quer, em nossos dias, ser o menor. Mas isso nem no tempo de Jesus também. Quem sabe alguns daqueles homens buscavam alguma vantagem por seguir aquele Rabi. Todos queriam ser os maiores, mas Jesus coloca uma filosofia contrária à filosofia daqueles  homens. 



"... o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve." (Lucas 22,26).
Realmente, Jesus era diferente. Parecia que tinha atração pelo que é vil, desprezado, humilde, simples... Ali, em Jesus, se revelava o Deus que se faz pequeno, e em sua grandiosidade, aniquila-se por Amor. Que loucura para a sabedoria humana! Esta lógica de Jesus era assustadora para quem era ávido em ser grande. Por isso mesmo era sempre desafiador dialogar com Ele.


Certa vez, Jesus apresentou-lhes a parábola da semente de mostarda, que certamente os deixou ainda mais confusos:

"Jesus propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos."  S. Mateus, capítulo 13,31- 32.

Como esta comparação deve tê-los deixado no mínimo intrigados! Eles conheciam bem quão pequena era a semente de mostarda, e quão frondosa era a mostardeira depois de grande. Quantas vezes até mesmo algum deles deve ter repousado sobre sua sombra. Se o Reino do céu é como esta semente, então seu início é insignificante, e as vezes até desprezado pelos homens, mas depois que este cresce no coração humano é capaz de abrigar em seus galhos toda a humanidade.



 Jesus quis fazê-los perceber que o Reino de Deus não pode ser olhado com os olhos humanos, que buscam o que é grandioso, brilhante, mas com os olhos da fé, com o olhar de Deus, que é especialista em esconder grandiosas realidades em coisas pequeninas, e tantas vezes, esconder-se nelas também. O reino dos homens é feito de luzes, pompa, luxo, poder e forças militares. O Reino de Deus é como a semente de mostarda, pequena, desprezada, rejeitada.
 
O Reino de Deus é comparado sempre a coisas pequenas.A semente é pequenina, mas traz dentro de si toda a vida da grande árvore. Quando ela cai no solo tem que deixar de ser semente para virar planta, e assim, "morrendo", nasce uma nova vida de dentro dela.Para Jesus está é a suma verdade de nossa existência. 


A morte é necessária para que brote a Vida. Aquele que quer encontrar a realização pessoal tem que renunciar a si mesmo, esvaziar-se, abaixar-se até doar-se por inteiro, até o fim. 


A inclinação ao pecado sempre faz o homem buscar-se a si mesmo. Em seu egoísmo, homem deseja somente satisfazer suas vontades. Mas Jesus nos diz com desconcertante clareza: "... Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo..." (Mateus 16,24)
 
Para seguirmos a Cristo faz-se necessário seguir a contra-mão do mundo. A sabedoria de Cristo nunca se adequou com a filosofia dos homens. Os homens, para vencer, matam. Cristo para vencer, morre. Os homens para se realizarem, pisam, humilham, enganam. Cristo para se realizar, renuncia a Si mesmo, dá-se por inteiro. Esta é a sabedoria da Cruz, que é uma loucura para os que se perdem , mas que é salvação para os que compreendem a lógica de Cristo.



Para participarmos do Reino de Deus temos que pedir ao Espirito Santo que retire de nós a mentalidade do mundo. Temos que estar dispostos a sermos enterrados como o grão de mostarda para renascermos, para quebrarmos a crosta da terra e ressurgirmos para uma nova vida. 



Você quer participar do Reino de Deus? Não tenha medo quando as pessoas rirem de você, fizerem pouco caso ou o ridicularizarem por causa de sua fé. Não tenha vergonha quando o humilharem, quando você, às vezes, tiver que perder o emprego por causa dos princípios que conhece, quando você tiver que ser honesto em meio a um mundo corrupto. Não tenha medo porque o Reino de Deus sempre andará na contramão da vida.É o Reino do contrário!


Ao apresentar a parábola da semente de mostarda o Senhor Jesus está falando a nós que não desistamos de cultivar o céu em nós, de lutarmos pelo nosso sim, que começa tão pequenino. Ele nos diz: "Persevere, pois um dia esta pequena semente do seu sim será uma grande árvore, e dará frutos cem por um."

 


Ele olha pra você e diz: "Deixe Eu ser o seu agricultor e plantar meu Reino em você." Você aceita?

Um comentário:

luciano disse...

gostaria de dizer que amei o blog .
obrigado por todo esse trabalho de evangelização q vcs fazem , pois através desse serviço eu encontrei verdadeiramente um amor que ñ passa , q foi capaz de doar sua vida para salvar a minha .e as misericoódias do senhor foram implantadas em meu coração e ñ sairão por nada desse mundo .
o meu muito obrigado !
e sou eternamente grato a DEUS pela vocação de vcs ...

JESUS EU CONFIO EM VÓS *