Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O DESAFIO DO RECOMEÇO...



Hoje rezei com a música: Tempo de recomeçar, da banda Filhos de Davi, e resolvi escrever sobre este difícil exercício que a vida nos exige chamado "recomeçar". Li certa vez esta frase que me marcou muito:

"A grandeza humana não está somente na coragem com que recebemos os infortúnios, nem somente quando enfrentamos com heroísmo os momentos mais difíceis. A grandeza humana está na nossa capacidade de prosseguir e recomeçar."
Esta frase me fez refletir sobre o quanto é difícil o recomeço para qualquer ser humano: Recomeçar depois de atravessar um momento trágico na vida, recomeçar a sonhar quando nos decepcionamos, recomeçar a lutar quando se esvaem as esperanças, recomeçar a caminhar em Deus quando caímos...


Posso aqui enumerar uma porção de coisas que nos abalariam hoje e que poderiam nos deixar sem forças para recomeçar e prosseguir a caminhada, mas isto nem é necessário, todos sabemos muito bem o que é a dor de uma perda, seja ela qual for, material ou humana. 

Mas existe no ser humano algo de nobre quando este aprende a dar a volta por cima e recomeçar! Experimentamos várias vezes esta pergunta em certos momentos da vida: Desistir de tudo ou recomeçar?


Perdas materiais, como a perda de um emprego, do imóvel onde moramos, do carro que não conseguimos pagar ou de qualquer outro bem material, podem abalar bastante uma família inteira, que encontrará dificuldades para reorganizar a vida depois, bem como as perdas afetivas como de uma grande amizade, de um amor que não deu certo ou mesmo a morte de alguém com quem convivemos e amamos, nos abalam a ponto de pensarmos que aquilo é motivo mais que suficiente para desistirmos de lutar e de continuarmos a viver. Algumas pessoas desejam até a morte. 


Também é muito dificil recomeçar quando percebemos que nós fomos os principais responsáveis por nossa infelicidade.Como somos imperfeitos e falhos todos erramos, em diversas ocasiões e por mais que nos esforcemos para acertar em tudo, lá um dia nos pegamos no erro: uma palavra precipitada, uma decisão equivocada ou a perda de uma oportunidade... 

"Errar é humano", dizem, mas sempre reintero: "Recomeçar também!" . Mas apesar desta realidade nos acompanhar pela nossa natural imperfeição, Deus não permite, quando nos voltamos para sua Misericórdia, que afundemos impotentes no erro. Ele sempre nos dá a chance de recomeçar! Sim, uma das coisas mais importantes da vida é a oportunidade de retomar o caminho extraviado, começar de novo. E isso é imprescindível uma vez que certos momentos de nossa vida são como tempestades e deixam nossas vidas em ruínas. 


É necessário, então, reconstruir e recomeçar! E Deus é um excelente engenheiro... Ele sabe como recomeçar uma obra! 

O povo de Israel sempre vivenciou em muitos momentos tempos de recomeço: A reconstruir sua terra devastada, a resgatar sua fé, a iniciar novamente sua vida.

 A mulher adúltera, que tinha sido flagrada em erro, teve a oportunidade de recomeçar sua vida depois do “vá e não peques mais” dito misericordiosamente por Jesus diante de uma multidão com pedras nas mãos (João 8,11). 


Até mesmo o filho pródigo, que experimentou o mundo, teve uma oportunidade de recomeço junto ao pai. (Lucas 15,20). 

Toda conversão a Jesus é caracterizada como um “nascer de novo”, ou seja, um recomeço na vida sob novos valores e sob a Graça do Espirito Santo“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3,3).

Sem dúvida, não é fácil não! Só quem já viveu grandes perdas ou grandes quedas pode saber como é difícil um recomeço, mas eu garanto que se estão aqui para contar a história, é porque de alguma forma ou de outra enfrentaram e não se entregaram à dor ou a falta de esperança. 


Digo sempre que não existe beco sem saída quando se sabe olhar para trás.

Se é com heroísmo ou não, não importa, o importante é recomeçarmos e seguirmos adiante. O que temos que reconhecer é que durante aquele momento de dor extrema, no ápice do sofrimento, Deus estava lá, bem juntinho, ajudando a passar pela luta. Em nenhum momento estivemos sozinhos. Por que então o Senhor não estaria conosco no recomeço de tudo? O segredo para um bom recomeço é olhar para o alvo, que é Cristo, e seguir a vida de mãos dadas com Ele.

“Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.” Isaías 41,13

 
Lembre-se daqueles que foram curados por Jesus e tiveram um recomeço digno, já que naquele tempo estar doente era também estar à parte da sociedade (João 5,8-10).


Não olhe para sua vida com sem contemplá-la através dos olhos de Deus. E este olhar sempre diz: "Não desista, sempre há esperança... Eu sou a sua Esperança!"

Não desista de sua família, dos seus sonhos, dos seus projetos. Não abandone o seu chamado. Em Deus encontre forças para recomeçar. Recomece segundo a vontade e os valores que Deus deseja para sua vida. Junte sua história com a de diversas outras pessoas que recomeçaram, felizes, com Jesus.


E lembre-se: SEMPRE É TEMPO DE RECOMEÇAR!


Nenhum comentário: