Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Um Deus tão grande que me foge...




Quando acontece uma tragédia, seja pessoal, nacional ou global, as pessoas se perguntam como Deus pôde permitir que tais coisas acontecessem. No que ele estava pensando? Ele realmente está no controle? Podemos confiar a condução do universo a alguém que permite isso?




É importante reconhecer que Deus habita uma esfera diferente. Ele ocupa outra dimensão muito além dos nossos pequenos "achismos" humanos. Deus não cabe nos nossos esquemas mentais, nem em nossa lógica, nem em nossa filosofia...Deus está muito acima, pois se Deus coubesse em nossa mente já não seria Deus. O Deus verdadeiro que cremos nos desconcerta a todo o tempo!



Com isso não estou dizendo que Deus é irracional,não! Mas que Ele é de uma racionalidade muito maior que a nossa! Uma racionalidade que às vezes, para nós, parece até loucura. Para citar só um exemplo, vemos a Cruz como a grande loucura da lógica do Amor de Deus. Deus sempre nos surpreende!



Um famoso filósofo chamado Jean Ghiton, ao ser questionado do porquê cria em Deus afirmou, em seu livro "Meu testamento filosófico", escreveu: "Creio em Deus porque todas as vezes que eu penso que eu prendi Deus, que eu aprisionei Deus nos meus esquemas mentais, Deus me surpreende me desconcerta e escapa". Eis aí um testemunho de um grande filósofo do século XX. Deus não cabe nos nossos esquemas mentais.




“Os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos... Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos” (Isaías 55,8- 9).





Vemos aí a grande desproporção entre a nossa mente e a de Deus.Os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, nem são como os nossos. Nem estamos na mesma vizinhança. Estamos pensando que precisamos de dinheiro; Ele está pensando que precisamos da graça. Sonhamos com um aumento de salário; ele sonha em nos ver santos. Evitamos a dor e procuramos paz; Deus usa a dor para trazer paz.




“Vou 'viver' a vida antes de 'morrer' para minhas vontades”, decidimos; “Morra para suas vontades para que você possa viver”, Ele instrui. Gostamos do que enferruja; Ele gosta do que dura para sempre. Alegramo-nos com nossos sucessos; Ele se alegra com nossas confissões. Os pais mostram aos filhos os ídolos do futebol que ganham rios de dinheiro e dizem“Seja como o Cacá”; Deus aponta para o carpinteiro crucificado que tem os lábios manchados de sangue e um dos lados dilacerado e diz: “Seja como Cristo”.


A natureza é a oficina de Deus. O céu é o seu currículo. O universo é seu cartão de visita.



"Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra de suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo."(Salmo 19,1-4)



Você quer saber um pouco de quem é Deus?Veja o que ele fez. Você quer conhecer o poder de Deus? Dê uma olhada em sua criação.Está curioso para saber sobre a força de Deus? Tente contar as estrelas do Céu, pois “Quem é capaz de construir um templo para Ele (Deus), visto que os céus não podem contê-lo, nem mesmo os mais altos céus?” (2 Crô 2,6)



Ele não se contamina com a atmosfera do pecado, não é controlado pela linha do tempo da história, não é impedido pelo cansaço do corpo. O que controla você não controla Deus. O que preocupa você não preocupa Deus. O que cansa você não cansa Deus.



“Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55, 9).


Se você soubesse que poucos se importariam com a sua vinda,ainda assim viria? Se você soubesse que aqueles a quem ama lhe escarneceriam no rosto,ainda assim se preocuparia com eles? Se soubesse que as línguas que criou zombariam de você, as bocas que formou cuspiriam em você, as mãos que moldou lhe crucificariam,ainda assim as criaria? Cristo as criou.Você consideraria os paralíticos e inválidos mais importantes do que a si mesmo? Cristo agiu assim.A mão que sustentava o universo recebeu o prego de um soldado.


Assim age Deus: SURPREENDENTEMENTE! Esse Deus desconcertante é o nosso Deus. Por isso, toda vez que você estiver confuso, sem entender Deus, saiba que você está tendo aí uma experiência com um Deus que, justamente por ser Deus, não cabe em seu entendimento. Nesta hora, seja na dor , na prova, quando você não entender o porquê Deus está permitindo tal coisa a você, lance-se em seu braços e diga, como um filhinho olhando para o Pai: "Pai eu não Te entendo, mas mesmo assim confio em Ti".

Nenhum comentário: