Membros do Blog Filhos da Misericórdia...participe também!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

MARIA: POR QUE HONRÁ-LA?


 
Por que alguém deveria venerar Maria? Estando Jesus Cristo acima de tudo e todos, devemos nos dirigir diretamente a Ele. Nós não precisamos de Maria... ou precisamos? Usemos a Bíblia para examinar essa questão e e vejamos o que Deus nos oferece como razão:

 
Quem é a primeira pessoa na Bíblia a chamar Maria de "bem-aventurada"? O primeiro lugar na Bíblia onde você pode encontrar a resposta está em Lc 1,28. Se você disser que o primeiro foi Gabriel, então errou a resposta. Gabriel é um Arcanjo, e o termo grego "anjo" significa "mensageiro".

 

Então Gabriel era simplesmente um mensageiro de alguém, mas de quem? Gabriel foi enviado por Deus e, portanto, a mensagem que portava pertencia a Deus. Se Deus foi a primeira pessoa a chamar Maria de "bem-aventurada", poderia alguma das criaturas de Deus considerá-la menos?
Poderia você ou eu, ou ainda qualquer outra pessoa, refutar declaração tão clara do próprio Deus? Qualquer pessoa que tente fazer isso estará se colocando acima de Deus.

 

Outras pessoas na Bíblia também a chamam de "bem-aventurada". Santa Isabel, cheia do Espirito Santo como a escritura diz, o fez em Lc 1,42, e uma mulher do povo o fez em Lc 11,27.

 

A própria Maria o disse em Lc 1,48:"Sim! Todas as gerações irão me chamar de bem-aventurada". Você poderia afirmar que a palavra "irão" não significa mandamento mas simples sugestão? Se você procurar a palavra "bem-aventurada" no dicionário, verá que ela significa "santa", o que alimenta o sentimento de "veneração", "reverência". Deus está nos dizendo que Maria é Santa e que, portanto, deve ser venerada e reverenciada. Por que algumas pessoas tentam refutar a Palavra de Deus.

Tudo bem! Então ela é "bem-aventurada", mas isso não significa que precisamos dela!

Bem, o que Deus disse por intermédio de Gabriel em Lc 1,30-33?"Você encontrou graça diante de Deus". Vemos aqui que Deus "venerou" Maria entre todas as outras mulheres [do mundo].
No versículo 31, Ele diz que ela conceberá. Quem será concebido por ela? Ninguém menos que Jesus Cristo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, que manifestar-se-á como o "Verbo Encarnado".

adoracao 

O próprio Deus quis precisar de Maria para conceber seu Filho e carregá-lo em seu ventre durante nove meses. Deus quis a colaboração de Maria para gerar e dar à luz ao seu Divino Filho. Se Deus precisou dela, podemos nós não precisarmos dela?

 

Então ela deu à luz a um filho. Ela era uma mãe como qualquer outra mãe! O que a torna tão especial? Eis uma questão básica de Teologia! Quem é Jesus Cristo? Nós sabemos que Ele é a segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Filho único de Deus.

 

Nós também sabemos que ele é o "Verbo Encarnado", como explicado em Jo 1,14: "...e o Verbo se fez carne e habitou entre nós". Jo 1,1 nos ensina que o "Verbo era Deus".
Maria deu à luz ao "Verbo Encarnado" e o "Verbo" era Deus. Pergunto então: a quem Maria deu à luz? A única resposta possível é que ela deu à luz a Deus.


Alguns insistem que ela só concebeu a "humanidade" de Deus, mas o que isto significa? Jesus Cristo foi a única pessoa do mundo que nasceu com duas naturezas, uma humana e outra divina? Mas Ele era apenas uma única pessoa e não duas! 

 

Ele não poderia ser uma pessoa humana e uma pessoa divina, pois senão seria duas pessoas! A questão então é: "Jesus era uma pessoa humana ou era uma pessoa divina?" Retomemos Jo 1,1.14 e veremos que o "Verbo Encarnado" era Deus. Assim, Jesus Cristo é uma pessoa divina. As mães dão à luz pessoas, cada um com uma natureza. Elas não dão à luz a naturezas. Deus, por si mesmo, chama Jesus Cristo de Seu divino Filho (Hb 1,5-8). Sim, Maria é uma mãe como qualquer outra mãe, mas que tem um filho diferente de qualquer outro filho (no mundo, como veremos a seguir)


"Ainda não me convenci do que você disse"... Temos então que estabelecer que Jesus Cristo é Deus, que Ele nasceu de Maria e que Deus precisa dela para esta "Encarnação". Vamos olhar o que as Escrituras dizem. Jesus Cristo não veio para destruir a "Lei", mas para cumpri-la.

Em Mt 5,17-20, Jesus declara isso e Ele mesmo diz nos versículos 18-19: "...não será omitido nem um só i, uma só vírgula da Lei, sem que tudo seja realizado. Aquele, portanto, que violar um só desses menores mandamentos e ensinar os homens a fazerem o mesmo, será chamado o menor no Reino dos Céus...". Ele simplesmente diz para "guardar os mandamentos", todos eles. Agora, você não supõe que o próprio Jesus Cristo guardaria os mandamentos que Ele mesmo escreveu?

Lógico que sim, todos eles! E aquele mandamento: "Honrarás a teu pai e a tua mãe"?
Você não acha que Ele o observou? Existe ampla evidência escriturística para provar que Ele honrou ao seu Pai e também honrou muito bem sua mãe.
 

De fato, Ele, o próprio Deus, obedeceu à sua mãe, durante todos os dias de sua vida, inclusive enquanto crescia. Isto é mostrado em Lc 2,51: "Desceu então com eles [Maria e José] para Nazaré e era-lhes submisso".Este versículo é muito profundo se você começar a meditar sobre ele. Com efeito ele diz que, durante muitos anos, o "Criador do Universo" obedeceu às ordens de uma jovem garota judia, de nome... Maria.

 

Jesus também agiu sob a sugestão dela oferecendo vinho aos convidados das Bodas de Caná: este seu primeiro milagre consistiu em transformar água em vinho, como lemos em Jo 2,1-5. Assim Jesus Cristo observou muito bem o mandamento de "honrar sua mãe". Se Jesus honrou Sua mãe, podemos fazer menos? Jesus Cristo amava [e ama!] Sua mãe como todo bom filho o faz.

 



Por isso, devemos defendê-la de todos os ataques contra ela. Se você não honra Maria, o dirá ao Filho dela, após seu último suspiro, quando O encontrar face a face, e Ele te perguntar sobre o porquê da sua posição?

 


Em resumo:

  1. Deus chamou Maria de "bem-aventurada" e a venerou. 
  2. Deus quis precisar dela para dar à luz ao Seu Divino Filho. 
  3. Deus elegeu Maria acima de todas as mulheres. 
  4. Maria deu à luz ao divino "Verbo Encarnado". 
  5. Como filho, Jesus obedeceu às ordens de Sua mãe. 
  6. Jesus Cristo honrou sua única mãe.
  7. Jesus Cristo sempre defenderá sua mãe como faria qualquer bom filho. 

Tudo isso não torna Maria muito especial? Isso tudo não a faz digna de nossa honra? Podemos fazer menos do que o próprio Deus fez? Pode qualquer homem ou mulher ter o direito ou autoridade para dizer que não devemos honrar Maria? Eu tentei colocar aqui a autoridade escriturística para honrá-la, mas é o Espírito Santo quem deve convencê-lo, caso isso não baste.

 Pergunte à pessoa que diz o contrário para você para que mostre na Bíblia onde ela diz que não devemos honrá-la. Jesus Cristo foi a única pessoa na História que foi capaz de escolher Sua própria mãe. Por que Ele escolheu Maria? Porque ela era especial. Está aí o porquê...

Um comentário:

Anônimo disse...

Fascinante! *-*